Ana Moura: “Cresci a admirar e a usar joias”

Imagem da notícia: Ana Moura: “Cresci a admirar e a usar joias”

A fadista Ana Moura, em entrevista à JoiaPro, explicou como nasceu a primeira linha de peças da Portugal Jewels desenhada por ela. Um projeto que classifica de “verdadeiramente apaixonante”.

JoiaPro: A Portugal Jewels sempre assumiu que o seu principal objetivo é promover e valorizar a joalharia portuguesa. Como nasceu parceria?

Ana Moura:Foi a melhor parceria que eu poderia ter obtido. Demo-nos sempre muito bem e eles deram-me a liberdade para eu poder inventar, dado que não conheço bem a técnica. Comecei a desenhar ideias que tinha, algumas delas impossíveis de concretizar, mas deram-me abertura para fazer sempre o que eu queria.

JP: Como decorreu todo o processo?

AM: Um dia ligaram-me a dizer que queriam que eu fosse a cara da coleção. Eu disse que só aceitaria se fosse desenhada por mim, porque tenho um imenso gosto por joias desde miúda. Tanto a minha mãe como a minha avó sempre adoraram joias e eu achava super-romântico a minha avó nunca sair de casa sem os seus brincos e anéis. Cresci a admirá-las e sempre usei joias. A determinada altura a minha mãe fazia uma coisa que eu acho muito bonita: ia a ourivesarias e transformava as joias que comprava. Adorava esse processo, atribuímos simbologias às joias e isso ficou-me marcado.

Entrevista completa na JoiaPro 82.

13 de Novembro, 2019
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A digitalização deixou de ser uma opção”  

Ao longo dos anos, a Datalíder tem acompanhado de perto a evolução tecnológica do setor da ourivesaria, com soluções adaptadas às necessidades específicas das empresas. Numa altura em que a digitalização ganha um novo ritmo, falámos com Rui Castro, o responsável pela empresa, para perceber os desafios atuais e as tendências que vão marcar o futuro.

Ler mais 2 de Outubro, 2026
Entrevistas

“Vivo isto muito intensamente”

Depois de sobreviver à Covid-19 e de escapar ileso a um acidente de automóvel, Cláudio Passos encontrou na fé a inspiração para criar um terço oferecido ao Papa Francisco. Nesta entrevista, o mestre ourives fala desse projeto, da paixão pela profissão e do percurso que marcou a sua carreira.

Ler mais 10 de Julho, 2026
Entrevistas

“A resiliência e o positivismo são a base do sucesso” 

Nuno Rocha é um exemplo de resiliência e paixão no setor da ourivesaria em Portugal. Com uma carreira que atravessa três décadas, fundou recentemente a Target Tools, uma empresa que combina tradição e inovação para responder às necessidades do mercado.

Ler mais 23 de Junho, 2026
Entrevistas