“O amor trouxe-nos até aos dias de hoje”

Imagem da notícia: “O amor trouxe-nos até aos dias de hoje”

Fundada em 1926 por Adriano Ferreira Marques, bisavô do atual proprietário, a Joalharia Ferreira Marques marca 96 anos de existência na glamorosa Praça do Rossio, coração da cidade lisboeta. Apaixonada pelas joias, esta família está ligada ao fabrico detalhado de joalharia e ourivesaria, desde finais do século XIX. A JoiaPro foi até à capital conversar com José Filipe Maio, atual proprietário, e Paula Gião, consultora de desenvolvimento de negócio.

Contem-nos a história da Joalharia Ferreira Marques.

A joalharia Ferreira Marques nasce de uma família tradicional do Porto que, em 1874 fundou a Topázio, reconhecida principalmente pelas peças “Art de la Table”. No início dos anos 20, um dos membros da família, Adriano Ferreira Marques, apaixonadíssimo por gemas, pela joalharia no seu sentido profundo, decide vir para Lisboa e fundar uma nova era da então tradicional família: a joalharia Ferreira Marques nasce a 22 de julho de 1926. Passaram quatro gerações e o glamour prevalece. José Filipe Ferreira Marques Guerra Maio é o “bien veillant” deste legado que gere com a certeza do percurso, por vezes menos bom, devido a todas as desventuras económicas que se viveram ao longo dos anos. A joalharia era e é alvo de interesse arquitetónico e beleza das joias que, na época, eram totalmente desenhadas à mão em livros e depois manualmente fabricadas com amor e dedicação. Com muito orgulho podemos afirmar que o amor nos trouxe até aos dias de hoje, pois a dedicação, a manufatura e a perfeição continuam a ser o nosso mais profundo objetivo.

Olhando para o mercado de há um século e para o mercado atual, que diferenças encontram?

Provavelmente nenhumas. O cliente continua a desejar obter joias de eleição, busca a arte e a beleza que os seus olhos detetam no glamour de cada peça. “O sonho comanda a vida” e, nesta vertente do luxo, sempre assim será.

Entrevista completa na JoiaPro 89.

18 de Outubro, 2022
EntrevistasOurivesaria

Notícias relacionadas

Tashi Jewels lança novas joias inspiradas na Toscana

A Tashi Jewels, umas das insígnias do grupo BlueBird, lançou uma coleção de joias inspiradas num dos cenários de maior beleza do mundo, a Toscana. As cores verdes dos campos, o amarelo intenso do sol e o azul do céu combinam-se nesta coleção.

Ler mais 27 de Março, 2024
Ourivesaria

“Queremos ser sinceros, consistentes e trabalhadores”

João Faria é vimaranense e nasceu no seio de uma família de joalheiros. Atual presidente da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) e CEO da Farilu Joalharias, “esconde” uma paixão pelo desporto. Apesar de ter uma agenda bastante preenchida, o dirigente da AORP confessa que “tem tempo para se dedicar àquilo que mais gosta”.

Ler mais 21 de Março, 2024
Entrevistas

Acordo alcançado sobre CCT da Indústria de Ourivesaria

Foi alcançado um acordo entre a Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria (APIO) e a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (FIEQUIMETAL) relativamente ao contrato coletivo de trabalho (CCT) para a indústria de ourivesaria para vigorar em 2024.

Ler mais 29 de Fevereiro, 2024
Ourivesaria