Criar joias ecológicas

Imagem da notícia: Criar joias ecológicas

Na JoiaPro 57 abordámos a temática do meio ambiente em Ourivesaria, tendo em conta que existem materiais usados nesta arte que são poluentes ou prejudiciais para a “saúde” do nosso planeta.

A ideia deste artigo surgiu no seguimento das III Jornadas de Ourivesaria, organizadas pela Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) há cerca de um ano (ver reportagem na JoiaPro 53). Este evento, sob o tema da eco-inovação, trouxe “à baila” vários assuntos de interesse e oradores de renome nesta área específica.

Na altura, Manuel Alcino, presidente da AORP, disse à nossa reportagem que “o setor da Ourivesaria utiliza materiais bastante tóxicos, como o cianeto, e ácidos muito agressivos e cáusticos para o meio ambiente”.

Neste sen tido, importa adotar medidas que lutem contra esta situação e que impregnem nos criadores/fabricantes/vendedores o sentido de responsabilidade em relação à ecologia.

E, se a este valor pudermos adicionar o cunho inovação, o resultado final torna-se mais apetecível aos olhos do consumidor, tal como nos afirmou Francisca Bonet, consultora da empresa Quid-Ideias, também presente nas Jornadas.

Leia a reportagem na íntegra na JoiaPro 57, aqui.

18 Setembro 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Portuguese Jewellery: A Global Show com novas candidaturas

A AORP volta a disponibilizar as candidaturas para o projeto Portuguese Jewellery: A Global Show, o quarto Programa de Internacionalização da Ourivesaria de Portugal 2020 – 2021. Os interessados devem candidatar-se até ao dia 30 de outubro.

Ler mais 23 Outubro 2020
Atualidade

Inhorgenta 2021 conta com grande apoio da indústria

A Inhorgenta Munich será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2021, contando com um grande apoio da indústria apesar da situação pandémica que vivemos atualmente. Cerca de cinco meses antes do início do evento, são vários os expositores que já se inscreveram.

Ler mais 19 Outubro 2020
Atualidade