Criar joias ecológicas
Na JoiaPro 57 abordámos a temática do meio ambiente em Ourivesaria, tendo em conta que existem materiais usados nesta arte que são poluentes ou prejudiciais para a “saúde” do nosso planeta.
A ideia deste artigo surgiu no seguimento das III Jornadas de Ourivesaria, organizadas pela Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) há cerca de um ano (ver reportagem na JoiaPro 53). Este evento, sob o tema da eco-inovação, trouxe “à baila” vários assuntos de interesse e oradores de renome nesta área específica.
Na altura, Manuel Alcino, presidente da AORP, disse à nossa reportagem que “o setor da Ourivesaria utiliza materiais bastante tóxicos, como o cianeto, e ácidos muito agressivos e cáusticos para o meio ambiente”.
Neste sen tido, importa adotar medidas que lutem contra esta situação e que impregnem nos criadores/fabricantes/vendedores o sentido de responsabilidade em relação à ecologia.
E, se a este valor pudermos adicionar o cunho inovação, o resultado final torna-se mais apetecível aos olhos do consumidor, tal como nos afirmou Francisca Bonet, consultora da empresa Quid-Ideias, também presente nas Jornadas.
Leia a reportagem na íntegra na JoiaPro 57, aqui.
18 de Setembro, 2014
Atualidade