“Um local ideal dedicado à fileira da Ourivesaria”

Imagem da notícia: “Um local ideal dedicado à fileira da Ourivesaria”

Estivemos à conversa com Carlos Brás, Vereador do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Gondomar, que nos falou em pormenor o que consiste o Parque Tecnológico de Negócios de Ourivesaria de Gondomar (PTNOG).

JoiaPro: O que é o PTNOG?

Carlos Brás: É um projeto que tem como objetivo dar visibilidade à indústria de Ourivesaria do concelho, isto é, pretende-se que nesta primeira fase o projeto consiga alojar ourives e filigraneiros com projeção para a venda/mostra. Pretende, igualmente, dar visibilidade ao setor, com a promoção, e capacitar os mestres artistas do ouro, de forma a terem a oportunidade de realizarem atividades, desde ‘workshops’ a exposições, reuniões e formação. Um local ideal, dedicado à fileira da Ourivesaria, que corresponde inteiramente às necessidades dos profissionais, com as melhores condições de trabalho, ambientais e de ordenamento de solo industrial. O PTNOG tem igualmente a ambição de fazer a ligação entre os ourives, pela partilha de serviços, e, ainda, ligar a Ourivesaria à ciência e à investigação, através de protocolos a realizar com instituições de ensino superior. Estamos em fase de consultas para decidirmos qual a universidade ou instituto superior que irá colaborar connosco.

Leia toda a entrevista na JoiaPro 59, aqui.

5 de Setembro, 2014
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A grande vantagem é termos uma equipa conhecedora do que faz”

Quem o diz é Rui Castro, responsável pela empresa Datalíder com 30 anos de experiência no setor. Naquela que é já a quarta geração de ourives, Rui Castro é o rosto mais visível de uma equipa que desenvolve aplicações 360º no ramo da ourivesaria, sempre para “facilitar a vida de todos os clientes”. 

Ler mais 7 de Dezembro, 2023
Entrevistas

“A confiança e a honestidade têm sido a bússola da nossa jornada”

Ana Isabel Castro é o rosto da Pedro Castro e Oliveiras (PCO). Há 22 anos no mercado, a PCO orgulha-se dos produtos e materiais que disponibiliza e das marcas que representa. Ana Isabel acredita que a honestidade e a confiança são os valores que representam o sucesso da marca no mercado em Portugal.

Ler mais 17 de Novembro, 2023
Entrevistas

“Queremos que se sintam confortáveis ao adquirirem o nosso produto”

Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa e atual responsável pela Finogold, conduziu-nos numa breve conversa pela história da empresa revelando que é um “enorme desafio e responsabilidade” continuar o trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares. Contudo, acredita que com “muita dedicação e gosto pelo que se faz” é possível levar o negócio a bom porto. 

Ler mais 14 de Novembro, 2023
Entrevistas