Iniciativa portuguesa que é pioneira

Imagem da notícia: Iniciativa portuguesa que é pioneira

Filipe Samuel Silva lidera a equipa de técnicos da Universidade do Minho que tem desenvolvido o projeto Gradouro, ideia pioneira que já mereceu menções e distinções internacionais pela sua originalidade. A JoiaPro falou com o investigador, que nos contou os pormenores da iniciativa.

JoiaPro: Como surgiu a ideia de iniciar o projeto Gradouro?
Filipe Samuel Silva:
O projeto Gradouro nasceu do gosto que mantive pela área de Ourivesaria, desde o tempo em que realizei o estágio de fim do curso de engenharia mecânica na empresa Garcia Joalheiro (então sediada em Pevidém, Guimarães) e do interesse, anos depois, da empresa Artejoia, em iniciar uma pesquisa conjunta com a Universidade do Minho. Infelizmente, esta empresa acabou por desaparecer do mercado.

JP: Em que consiste?
FSS:
O projeto Gradouro consiste num esforço de inovar ao nível de materiais e de tecnologias, no sentido de criar oportunidades para as empresas portuguesas se afirmarem no mundo. A maioria dos materiais e das tecnologias desenvolvidas dá origem a novos aspetos estéticos nos materiais (ligas de metais preciosos), mas também reduzem o peso destas, entre outras. Estas tecnologias permitirão que as empresas se afirmem pela diferenciação e pela qualidade tecnológica dos seus produtos.

Leia toda a entrevista na JoiaPro 59, aqui.

2 de Setembro, 2014
Entrevistas

Notícias relacionadas

Ourivesaria Mateus completa meio século

Ao longo de meio século a Ourivesaria Mateus, com sede em Tondela, tem procurado manter viva a herança familiar e a ourivesaria portuguesa. Luís Carlos Ferreira, filho do fundador, Carlos Mateus Ferreira, assume hoje o negócio e revela que “é uma grande responsabilidade pertencer à segunda geração da Ourivesaria Mateus”.

Ler mais 3 de Março, 2023
Entrevistas

Adelino Teixeira da Rocha na Portojóia 2022

A Adelino Teixeira da Rocha, Lda. destacou três marcas nesta Portojóia, uma delas a Celsus, uma private label que apresenta “um relógio mais global”, num portefólio que se estende à Tissot, marca para um segmento médio/alto e um smartwatch.

Ler mais 16 de Dezembro, 2022
Entrevistas