“A grande vantagem é termos uma equipa conhecedora do que faz”
Quem o diz é Rui Castro, responsável pela empresa Datalíder com 30 anos de experiência no setor. Naquela que é já a quarta geração de ourives, Rui Castro é o rosto mais visível de uma equipa que desenvolve aplicações 360º no ramo da ourivesaria, sempre para “facilitar a vida de todos os clientes”.
A Datalíder foi criada para responder a que carências?
A Datalíder nasceu porque o nosso setor não tinha um software específico para resolver os problemas da ourivesaria. A maior parte dos ourives trabalhavam com soluções standard, que não resolviam os problemas. Era preciso ter uma máquina de calcular ao lado para poder fazer contas, para poder vender, porque as cotações dos metais influenciam na venda, na faturação. E a Datalíder, pela experiência que tinha e pelas necessidades que nos foram sendo colocadas, começou a criar soluções específicas, para que o cliente se preocupe apenas em vender e não com contas ou cotações. Tudo o que é vendido no retalho tem de ser traduzido em preço final ao público, pelo que é imperioso que a solução “saiba” fazer as contas automaticamente, tendo em atenção as fórmulas de compra, feitio, feitio grama ou feitio grama total. O cliente já não tem de se preocupar com mais nada, unicamente trata do seu negócio.
Quais são as principais mais-valias em relação à concorrência?
A principal vantagem é termos uma solução pensada em como o trabalho da ourivesaria funciona. Há 30 anos que desenvolvemos software. Nunca temos um software terminado, há sempre um cliente novo, com uma nova necessidade. A nossa grande vantagem é termos uma equipa de trabalho conhecedora do que faz e a nossa história transmite isso. Desde os seis anos que estou no ramo da ourivesaria. O meu pai era ourives, a minha mulher é ourives. Já vamos na quarta geração de ourivesaria. Desenvolvemos qualquer aplicação específica para esta área.
A formação é outro dos serviços disponibilizados pela vossa equipa…
Todas as nossas soluções não vão para o mercado sem ter uma fase de formação. Quando a distância é curta, é feita no próprio cliente. Quando a distância é longa, como ilhas ou de Coimbra para baixo, fazemos toda a formação online. Somos nove pessoas. O maior volume de trabalho incide em sete pessoas dedicadas ao desenvolvimento e à assistência a clientes. Temos duas pessoas na parte administrativa. Tudo o resto é força de trabalho para desenvolver e assistir clientes.
Leia a entrevista completa na JoiaPro 93.
7 de Dezembro, 2023
Entrevistas