“Queremos que se sintam confortáveis ao adquirirem o nosso produto”

Imagem da notícia: “Queremos que se sintam confortáveis ao adquirirem o nosso produto”

Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa e atual responsável pela Finogold, conduziu-nos numa breve conversa pela história da empresa revelando que é um “enorme desafio e responsabilidade” continuar o trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares. Contudo, acredita que com “muita dedicação e gosto pelo que se faz” é possível levar o negócio a bom porto. 

Que valores estão por trás da vossa casa? 

A nossa empresa sempre tentou que os valores da velha guarda se mantivessem: a honestidade, a confiança e o legado. O nosso objetivo é que haja uma continuidade e não uma discrepância daquilo que formou a empresa. Queremos, acima de tudo, que os nossos clientes sintam esses valores e que percebam que temos uma empresa sólida, que tem uma história e que não estamos cá de passagem! Eu digo sempre: não vendo preço, vendo um produto, associado a uma qualidade e associado a uma empresa com valores. Queremos que a pessoa se sinta confortável ao adquirir o nosso produto.  

O que faz o negócio manter-se vivo há tantos anos? 

A honestidade, sem dúvida. O negócio da ourivesaria tem de ter por base valores sérios e acho que sermos honestos é meio caminho para o sucesso! 

A Finogold conta agora com a segunda geração. Como é continuar este trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares? 

É um enorme desafio. Temos mais cinco lojas, fabrico próprio e é muita responsabilidade. Temos de saber dar um passo de cada vez. O negócio dá muito trabalho e é preciso muita dedicação e gosto para se ir a bom porto. No entanto, conto com uma equipa espetacular, que me apoia imenso e me auxilia em tudo o que é necessário. Além disso, é muito importante contar com a minha mãe, porque o conhecimento que tenho e que adquiri sobre o negócio foi graças a ela.

Entrevista completa na JoiaPro 93.

14 de Novembro, 2023
Entrevistas

Notícias relacionadas

Balantek reforça presença com showroom e expansão de portefólio 

A empresa Balantek reabriu o seu showroom após obras de ampliação concluídas no final de 2024. O espaço modernizado, mais aberto e funcional, reflete a estratégia da marca de responder ao aumento da procura, diversificar a oferta e reforçar a presença no mercado da ourivesaria. 

Ler mais 27 de Outubro, 2025
Entrevistas

“We keep traditional goldsmithing techniques alive”

Álvaro Freitas, CEO of Ouronor, explains how the Portuguese brand has remained “alive” for more than three decades. He also notes that “these 35 years represent a legacy of trust — a journey that honours the past while never losing sight of the future.”

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas

“Mantemos vivas as técnicas tradicionais de ourivesaria”

Álvaro Freitas, CEO da Ouronor, explica como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas. O responsável refere ainda que “os 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas