Eis as peças vencedoras do 10º Concurso de Ourivesaria

Imagem da notícia: Eis as peças vencedoras do 10º Concurso de Ourivesaria

Subordinado ao tema “Ano Europeu do Património Cultural”, a Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria, em parceria com a JoiaPro, anunciaram, no dia 1 de dezembro, as peças vencedoras do 10º Concurso de Ourivesaria.

A cerimónia realizou-se no passado sábado, Dia de Santo Elói – Padroeiro dos Ourives, pelas 15h30 na Ourivesaria Sarmento, situada na Rua do Ouro nº 251, em Lisboa.

  • 1.º Prémio                       Homenagem à Língua Portuguesa
  • 2.º Prémio                       Sesimbra
  • 3.º Prémio                       Ribeira do Porto
  • Menção Honrosa            Calçada Portuguesa
  • Menção Honrosa            Candeeiros da Baixa Pombalina
  • Menção Honrosa            Conímbriga

————————————————————————————————————————-

Homenagem à Língua Portuguesa – Raúl Coelho

Esta peça, em homenagem à Língua Portuguesa, representa-a como o principal património nacional. Materializando-a através de uma boca contendo a cidade de Lisboa no seu interior, de onde emerge uma ponte e na qual termina numa vela. Estes elementos representam fatores que caracterizam e evoluíram a Língua Portuguesa.

Sesimbra – Marlene Camarão

Sesimbra, terra de pescadores onde a artista Marlene Camarão passa férias, serviu de mote para desenvolver o colar apresentado, o aspeto patrimonial desta vila que considera representar uma herança cultural fortíssima de Portugal.

Ribeira do Porto – Elvis Lopes

Numa tentativa de homenagear a cidade do Porto, que o premiado tanto admira, de modo singelo, concebeu e executou a peça que representa elementos irónicos da cidade.

Calçada Portuguesa – Sãozinha Costa

Colar baseado no passeio de Calçada Portuguesa existente na Praça do Bocage, em Setúbal. Apreciando a técnica desta temática Sãozinha Costa procurou elementos no local que serviram de base ao seu trabalho.

Candeeiros da Baixa Pombalina – Sara Silva

Tendo por tema o Património Cultural Europeu, Sara Silva resolveu executar um pendente que demonstrasse o encanto que sente pelos candeeiros da baixa pombalina, que considera serem alvo de conservação a longo prazo.

Conímbriga – Gonçalo Ferreira

A artista baseou-se nos Jardins das Ruínas de Conímbriga. Gonçalo Ferreira é natural de Coimbra e a peça em questão representa um pouco as suas origens.

3 Dezembro 2018
Joalharia e ourivesaria

PUBLICIDADE
BaselWorld 2019

Notícias relacionadas

Joalharia portuguesa em destaque no MAAT

A AORP e o MAAT unem-se para dar a conhecer sete jovens criadores. Além de apresentarem as suas coleções em nome próprio na loja, os designers irão desenvolver uma edição exclusiva inspirada no museu.

Ler mais 10 Dezembro 2018
Joalharia e ourivesaria

Ourivesaria Tavares nominated to the Mercúrio Awards

Ourivesaria Tavares is amongst the nominees for the Mercúrio Award, an initiative that focuses in identifying, recognizing and awarding entities and personalities who, in Portugal, have contributed to the appreciation of the commerce and service areas, and related professions.

Ler mais 28 Novembro 2018
AtualidadeJoalharia e ourivesaria