O caminho da internacionalização pelo Secretário de Estado

Imagem da notícia: O caminho da internacionalização pelo Secretário de Estado

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, assume, desde julho de 2017, a pasta da internacionalização no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O setor da ourivesaria portuguesa esteve durante muito anos focado no mercado interno, mas, nos últimos anos despertou para a internacionalização e tem registado números recordes e taxas de crescimento muito acentuadas, na ordem dos 500% desde 2008.

AORP: Que conselhos daria aos empresários que estão ou pretendem investir na internacionalização do seu negócio?

Eurico Brilhante Dias: O caminho da internacionalização é um processo exigente mas fundamental para garantir o sucesso empresarial, assim como a afirmação do país. Este processo exige preparação prévia, uma estratégia sólida e bem definida. Ao iniciar este trajeto, os empresários devem analisar as condições competitivas da empresa, os elementos em que são diferenciadores, o meio onde se inserem, assim como as fragilidades que possam existir e saber ultrapassá-las.

Depois de garantir as condições competitivas, deve-se fazer a seleção do mercado, e nesta fase, ponderar diversos fatores, como posicionamento geográfico, proximidade cultural, acordos comerciais existentes, o potencial de venda, assim como as dificuldades de entrada no mercado (a concorrência, questões de câmbios, barreiras tarifárias, entre outros) e o financiamento. Ultrapassada essa fase, é fundamental analisar as redes de contactos, como as delegações da AICEP, associações empresariais, câmaras de comércio bilaterais e mesmo a diáspora.

É importante a considerar estes agentes económicos, pois têm um conhecimento aprofundado e informação relevante do mercado selecionado. Uma estratégia de abordagem de mercado bem definida gera resultados positivos, como é exemplo disso o setor da ourivesaria.

Conheça a entrevista completa da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria aqui.

13 Junho 2018
EntrevistasJoalharia e ourivesaria

PUBLICIDADE
BaselWorld 2019

Notícias relacionadas

Joalharia portuguesa em destaque no MAAT

A AORP e o MAAT unem-se para dar a conhecer sete jovens criadores. Além de apresentarem as suas coleções em nome próprio na loja, os designers irão desenvolver uma edição exclusiva inspirada no museu.

Ler mais 10 Dezembro 2018
Joalharia e ourivesaria