Perfeição, com relógios e motores de aviões

Imagem da notícia: Perfeição, com relógios e motores de aviões

No museu da MTU Aero Engines, em Munique, três peças da marca relojoeira A. Lange & Söhne dialogaram com os motores da Airbus A320 e A380.

A MTU Aero Engines é uma conhecida produtora alemã de motores de aviões, cuja conceção é sempre um expoente na engenharia dada a complexidade inerente destes projetos. O que o museu pretendeu mostrar com esta parceria foi que a perfeição não tem um tamanho no sentido literal, explicando este conceito com recurso a uma afirmação de Sir Henry Royce, engenheiro inglês que fundou em conjunto com Charles Rolls a conhecida marca de carros Rolls-Royce, em 1906: “Coisas pequenas fazem a perfeição, mas a perfeição não é uma coisa pequena”.

Tal como a Airbus foi fundamental para o desenvolvimento da aeronáutica, a A. Lange & Söhne foi preponderante para a Relojoaria, sendo exemplo o Lange 31, um exemplar relógio de pulso mecânico que é pioneiro ao apresentar uma reserva de energia, que graças a um movimento de força constante de escape consegue manter estabilidade durante um mês.

Para além deste modelo, o museu deu a conhecer, dentro da mesma lógica da perfeição, o Double Split, um cronógrafo de duplo ‘rattrapante’ que permite medições de tempo comparativas até 30 minutos, e o Lange Zeitwerk, o responsável pelo patenteamento do mecanismo de escape de força constante, exibindo um mostrador de numerais “saltitantes” em claridade singular.

3 de Junho, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas