Ouro não é exclusivo do luxo

Imagem da notícia: Ouro não é exclusivo do luxo

A Medicina serve-se do ouro para múltiplas finalidades, como na Medicina Dentária e no tratamento de artrites.

Ao longo dos tempos, este metal precioso tem vindo a ser usado para além da Ourivesaria ou Joalharia.

Segundo relata o ‘site’ Arlloufill, há 4500 anos os egípcios já utilizavam ouro em odontologia, prática que ainda se mantém atualmente para coroas, pontes e restaurações.

A mesma fonte revela que anualmente 13 toneladas deste material precioso são gastas nesta prática. Os motivos que levam os profissionais a adotar a sua utilização é devido à baixa toxicidade do ouro, tendo em conta que nunca se desgasta, corrói ou perde brilho.

Para além da Medicina Dentária, usam-se finas camadas de folhas de ouro para o tratamento de úlceras crónicas e ouro em pó para aliviar as dores das artrites.

Há países, como a China interior, que utilizam ouro como parte da sua dieta alimentar.

O ouro coloidal, partículas nano deste metal com 99,99 por cento de pureza, suspensas em água destilada pura desmineralizada.

É um suplemento nutricional que não tem contra indicações nem prazo de validade.

O Arlloufill refere que há estudos recentes que ponderam um aumento de 20 por cento do QI (quociente de inteligência) caso se beba ouro coloidal por apenas três semanas.

Há muitas outras práticas medicinais relacionadas com o ouro, como máscaras de beleza, aplicações em picadas, desintoxicações, entre outras.

8 de Abril, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Swatch traz a Casota do Snoopy até às ruas de Lisboa

A emblemática casota do Snoopy está agora presente em três paragens de autocarro em Lisboa: nas Amoreiras, no Rossio e na Av. da Liberdade. Esta iniciativa da marca relojoeira suíça promove a recente coleção Swatch x Peanuts, homenagem a uma das mais populares bandas desenhadas de todos os tempos. A ativação, desenhada pela Swatch e adaptada em parceria com a JCDecaux Portugal, estará visível ao longo das próximas quatro semanas.

Ler mais 26 de Novembro, 2021
AtualidadeRelojoaria

Sugestões da Portugal Jewels para este Natal

A Portugal Jewels apresenta os modelos mais especiais para este Natal, desde conjuntos, peças em prata dourada, em ouro, em prata e ainda a coleção de ourivesaria tradicional portuguesa.

Ler mais 26 de Novembro, 2021
AtualidadeOurivesaria

Leonor Silva Jewellery lança nova coleção “Because I’m a Queen”

A joalheira Leonor Silva lança, em novembro, a sua nova coleção “Because I`m a Queen”, onde mostra peças “únicas pautadas por uma poderosa mensagem social que visa ajudar a elevar o papel da mulher na sociedade”. Nos dias 27 e 28 de novembro é possível visitar o atelier de Leonor Silva, conhecer a nova coleção e ver onde tudo acontece.  

Ler mais 25 de Novembro, 2021
AtualidadeOurivesaria