O futuro desta marca está dependente do futuro do país

Imagem da notícia: O futuro desta marca está dependente do futuro do país

JoiaPro: Como nasceu a Henrique Joias?

João Guedes: A Henrique Joias surgiu com o meu sogro Henrique. Ele tinha e ainda mantém uma loja no Alto da Maia. É uma loja de rua que surgiu sensivelmente há 60 anos e, ainda hoje, defendemos a ourivesaria e joalharia portuguesa. O meu sogro produzia muitas peças e atualmente ainda o fazemos, mas compramos a maioria a fabricantes e fornecedores.

JP: Como foi vivendo a Henrique Joias ao longo destes 60 anos?

JG: Sempre tivemos clientes fiéis, tudo corria bem, principalmente quando abrimos este espaço. Devido às circunstâncias e à conjuntura, as vendas têm ressentido bastante. Esta mudança de hábitos das pessoas relativamente ao setor da joalharia, fez-nos alterar algumas estratégias e hábitos de produção. Gostaríamos de evidenciar e trabalhar mais na ourivesaria e joalharia. Nascemos e aprendemos esta arte, mas as necessidades de mudança começaram a aparecer. Nos últimos anos a relojoaria ganhou outra importância e fomos quase obrigados a mudar de estratégia e a investir nessa gama. Hoje a evolução é para pior. Começamos a ter necessidade de comercializar outro tipo de produtos, mas que não se enquadram na área da joalharia. Temos que começar a pensar noutro tipo de metais mais baratos e diferentes. No entanto, estamos um pouco resilientes à mudança, porque tememos que possa desprestigiar a marca. As necessidades do futuro assim o dirão.

Entrevista completa na JoiaPro 47

11 de Maio, 2012
Entrevistas

Notícias relacionadas

“The good guy from Porto” 

Criada há oito anos, a reputação da marca Watch Garage foi construída ao longo de anos de trabalho online. A transição para um espaço físico em parceria com o relojoeiro Pedro Soares (Atelier do Relógio) permitiu ampliar a experiência oferecida aos clientes, com a perspetiva da realização de eventos e workshops, tudo num ambiente acolhedor para os amantes de relógios.

Ler mais 5 de Agosto, 2024
Entrevistas

‘Amália Rodrigues inspired us completely’

Through a collaboration between Portugal Jewels and the Amália Rodrigues Foundation, siblings Joana and Alexandre Gomes have developed a new collection, ‘Amália e As Flores’, inspired by the Fado diva. The aim, they say, is to ‘preserve and reinterpret Portuguese traditions, adapting them to the modern and global context’.

Ler mais 16 de Julho, 2024
Entrevistas