APIO volta a promover concurso
Depois do sucesso na estreia, a Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria (APIO) organiza a segunda edição do Concurso APIO.
Em 2010, a organização alia-se às comemorações do centenário da república nacional. Assim, o tema escolheido foi exactamente o da república portuguesa, pelo que se espera que os participantes se inspirem nas conquistas e sacrifícios dos heróis da república.
O concurso tem como objectivo distinguir e evidenciar a originalidade, a capacidade de estilizar os ‘designs’ e a inovação nas peças produzidas. A competição engloba os associados, profissionais do sector, estudantes e formandos de cursos de ourivesaria, mediante comprovativo de qualificação.
Esta abertura permite, por um lado, oferecer a oportunidade de todos os aficionados poderem participar e revelar as suas capacidades, e por outro pode potenciar e gerar melhores criações.
Os requisitos limitam o trabalho a três peças por candidato. As peças submetidas a concurso podem englobar todas as matérias primas, desde que se verifique a inclusão de pelo menos uma componente de metal nobre.
Em 2009, foram muitos os criadores nacionais que se candidataram à distinção. A vencedora foi Vanessa de Macedo Pires, com a sua peça intitulada “Paraíso Suspenso”.
18 de Agosto, 2010
Entrevistas