APIO volta a promover concurso

Imagem da notícia: APIO volta a promover concurso

Depois do sucesso na estreia, a Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria (APIO) organiza a segunda edição do Concurso APIO.

Em 2010, a organização alia-se às comemorações do centenário da república nacional. Assim, o tema escolheido foi exactamente o da república portuguesa, pelo que se espera que os participantes se inspirem nas conquistas e sacrifícios dos heróis da república.

O concurso tem como objectivo distinguir e evidenciar a originalidade, a capacidade de estilizar os ‘designs’ e a inovação nas peças produzidas. A competição engloba os associados, profissionais do sector, estudantes e formandos de cursos de ourivesaria, mediante comprovativo de qualificação.

Esta abertura permite, por um lado, oferecer a oportunidade de todos os aficionados poderem participar e revelar as suas capacidades, e por outro pode potenciar e gerar melhores criações.

Os requisitos limitam o trabalho a três peças por candidato. As peças submetidas a concurso podem englobar todas as matérias primas, desde que se verifique a inclusão de pelo menos uma componente de metal nobre.

Em 2009, foram muitos os criadores nacionais que se candidataram à distinção. A vencedora foi Vanessa de Macedo Pires, com a sua peça intitulada “Paraíso Suspenso”.

18 Agosto 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A joalharia só pode ser feita com amor”

Quem o diz é José João Vilares, um eterno apaixonado pela ourivesaria e fundador da escola de joalharia contemporânea Engenho & Arte, sediada no Porto. Numa conversa intimista, o responsável revelou-nos que este projeto nasceu do sonho de impulsionar a joalharia contemporânea, preservando sempre as técnicas mais ancestrais desta arte.

Ler mais 7 Outubro 2020
EntrevistasJoalharia e ourivesaria