“Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal”

Imagem da notícia: “Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal”

O livro de Rui Galopim de Carvalho é hoje apresentado no Palácio da Ajuda, em Lisboa e será apresentado por D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e pelo Prof. Dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, da Universidade Católica.

O livro apresenta de forma simples o que foi a utilização das pedras preciosas e seus substitutos em obras de ourivesaria e joalharia no contexto devocional, deste o período medieval até à actualidade.
“A forma como os capítulos estão organizados, guarnecidos com ilustrações de alta qualidade de magníficas obras de Arte Sacra e de objectos profanos de pendor devocional, é quase uma visita guiada a este universo das artes decorativas nacionais, tendo como linha discursiva a utilização das pedras ao longo dos tempos” afirma Galopim de Carvalho.

O autor defende ainda que “esta obra é, não só, um veículo para a contemplação do belo ao alcance de todos, mas também um contributo para os estudiosos e curiosos da gemologia e joalharia e, em especial, dos investigadores das artes decorativas que têm aqui uma perspectiva gemológica do seu objecto de estudo académico”.

O livro contém ainda uma edição filatélica limitada e numerada, com selos especialmente desenhados para acompanhar a temática do livro.

29 Março 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A joalharia só pode ser feita com amor”

Quem o diz é José João Vilares, um eterno apaixonado pela ourivesaria e fundador da escola de joalharia contemporânea Engenho & Arte, sediada no Porto. Numa conversa intimista, o responsável revelou-nos que este projeto nasceu do sonho de impulsionar a joalharia contemporânea, preservando sempre as técnicas mais ancestrais desta arte.

Ler mais 7 Outubro 2020
EntrevistasJoalharia e ourivesaria