“Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal”

Imagem da notícia: “Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal”

O livro de Rui Galopim de Carvalho é hoje apresentado no Palácio da Ajuda, em Lisboa e será apresentado por D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e pelo Prof. Dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, da Universidade Católica.

O livro apresenta de forma simples o que foi a utilização das pedras preciosas e seus substitutos em obras de ourivesaria e joalharia no contexto devocional, deste o período medieval até à actualidade.
“A forma como os capítulos estão organizados, guarnecidos com ilustrações de alta qualidade de magníficas obras de Arte Sacra e de objectos profanos de pendor devocional, é quase uma visita guiada a este universo das artes decorativas nacionais, tendo como linha discursiva a utilização das pedras ao longo dos tempos” afirma Galopim de Carvalho.

O autor defende ainda que “esta obra é, não só, um veículo para a contemplação do belo ao alcance de todos, mas também um contributo para os estudiosos e curiosos da gemologia e joalharia e, em especial, dos investigadores das artes decorativas que têm aqui uma perspectiva gemológica do seu objecto de estudo académico”.

O livro contém ainda uma edição filatélica limitada e numerada, com selos especialmente desenhados para acompanhar a temática do livro.

29 de Março, 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A grande vantagem é termos uma equipa conhecedora do que faz”

Quem o diz é Rui Castro, responsável pela empresa Datalíder com 30 anos de experiência no setor. Naquela que é já a quarta geração de ourives, Rui Castro é o rosto mais visível de uma equipa que desenvolve aplicações 360º no ramo da ourivesaria, sempre para “facilitar a vida de todos os clientes”. 

Ler mais 7 de Dezembro, 2023
Entrevistas

“A confiança e a honestidade têm sido a bússola da nossa jornada”

Ana Isabel Castro é o rosto da Pedro Castro e Oliveiras (PCO). Há 22 anos no mercado, a PCO orgulha-se dos produtos e materiais que disponibiliza e das marcas que representa. Ana Isabel acredita que a honestidade e a confiança são os valores que representam o sucesso da marca no mercado em Portugal.

Ler mais 17 de Novembro, 2023
Entrevistas

“Queremos que se sintam confortáveis ao adquirirem o nosso produto”

Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa e atual responsável pela Finogold, conduziu-nos numa breve conversa pela história da empresa revelando que é um “enorme desafio e responsabilidade” continuar o trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares. Contudo, acredita que com “muita dedicação e gosto pelo que se faz” é possível levar o negócio a bom porto. 

Ler mais 14 de Novembro, 2023
Entrevistas