“Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal”

Imagem da notícia: “Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal”

O livro de Rui Galopim de Carvalho é hoje apresentado no Palácio da Ajuda, em Lisboa e será apresentado por D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e pelo Prof. Dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, da Universidade Católica.

O livro apresenta de forma simples o que foi a utilização das pedras preciosas e seus substitutos em obras de ourivesaria e joalharia no contexto devocional, deste o período medieval até à actualidade.
“A forma como os capítulos estão organizados, guarnecidos com ilustrações de alta qualidade de magníficas obras de Arte Sacra e de objectos profanos de pendor devocional, é quase uma visita guiada a este universo das artes decorativas nacionais, tendo como linha discursiva a utilização das pedras ao longo dos tempos” afirma Galopim de Carvalho.

O autor defende ainda que “esta obra é, não só, um veículo para a contemplação do belo ao alcance de todos, mas também um contributo para os estudiosos e curiosos da gemologia e joalharia e, em especial, dos investigadores das artes decorativas que têm aqui uma perspectiva gemológica do seu objecto de estudo académico”.

O livro contém ainda uma edição filatélica limitada e numerada, com selos especialmente desenhados para acompanhar a temática do livro.

29 de Março, 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

Eugénio Campos Jewels celebra 37 anos de história

Eugénio de Campos é uma referência incontornável no panorama atual da joalharia portuguesa. CEO e criativo da Eugénio Campos Jewels desde 1987, Eugénio de Campos tem como objetivo “manter a sua marca como a de maior notoriedade e prestígio no setor e continuar a surpreender com a irreverência que tanto o caracteriza”.

Ler mais 1 de Abril, 2024
Entrevistas

“Queremos ser sinceros, consistentes e trabalhadores”

João Faria é vimaranense e nasceu no seio de uma família de joalheiros. Atual presidente da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) e CEO da Farilu Joalharias, “esconde” uma paixão pelo desporto. Apesar de ter uma agenda bastante preenchida, o dirigente da AORP confessa que “tem tempo para se dedicar àquilo que mais gosta”.

Ler mais 21 de Março, 2024
Entrevistas

A importância de poupar com o produto certo

Quando o assunto é a nossa reforma convém darmos passos seguros e ouvirmos conselhos de um especialista em soluções de poupança. José Carlos Sousa fala-nos assim do seguro Vida Inteira e respetivas vantagens.

Ler mais 19 de Janeiro, 2024
Entrevistas