“Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal”

Imagem da notícia: “Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal”

O livro de Rui Galopim de Carvalho é hoje apresentado no Palácio da Ajuda, em Lisboa e será apresentado por D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e pelo Prof. Dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, da Universidade Católica.

O livro apresenta de forma simples o que foi a utilização das pedras preciosas e seus substitutos em obras de ourivesaria e joalharia no contexto devocional, deste o período medieval até à actualidade.
“A forma como os capítulos estão organizados, guarnecidos com ilustrações de alta qualidade de magníficas obras de Arte Sacra e de objectos profanos de pendor devocional, é quase uma visita guiada a este universo das artes decorativas nacionais, tendo como linha discursiva a utilização das pedras ao longo dos tempos” afirma Galopim de Carvalho.

O autor defende ainda que “esta obra é, não só, um veículo para a contemplação do belo ao alcance de todos, mas também um contributo para os estudiosos e curiosos da gemologia e joalharia e, em especial, dos investigadores das artes decorativas que têm aqui uma perspectiva gemológica do seu objecto de estudo académico”.

O livro contém ainda uma edição filatélica limitada e numerada, com selos especialmente desenhados para acompanhar a temática do livro.

29 de Março, 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“O amor trouxe-nos até aos dias de hoje”

Fundada em 1926 por Adriano Ferreira Marques, bisavô do atual proprietário, a Joalharia Ferreira Marques marca 96 anos de existência na glamorosa Praça do Rossio, coração da cidade lisboeta. Apaixonada pelas joias, esta família está ligada ao fabrico detalhado de joalharia e ourivesaria, desde finais do século XIX. A JoiaPro foi até à capital conversar com José Filipe Maio, atual proprietário, e Paula Gião, consultora de desenvolvimento de negócio.

Ler mais 18 de Outubro, 2022
EntrevistasOurivesaria

“Love has brought us here today”

Founded in 1926 by Adriano Ferreira Marques, Great-Grandfather of the current owner, Joalharia Ferreira Marques [Ferreira Marques Jewellers] marks its 96th anniversary in the glamorous Praça do Rossio, right in the heart of the City of Lisbon. Passionate about jewels, this family has been involved in the detailed manufacture of Jewellery and Goldsmithery since the end of the XIX century. JoiaPro visited the capital to talk with José Filipe Maio, current owner, and Paula Gião, business development manager.

Ler mais 17 de Outubro, 2022
EntrevistasOurivesaria