“Cada jóia tem um princípio, um meio e um fim”

Imagem da notícia: “Cada jóia tem um princípio, um meio e um fim”

JóiaPro: A formação em ourivesaria sofreu ultimamente algumas alterações na Escola Soares dos Reis…
Ana Lagarto: Há quatro anos iniciaram os Cursos Artísticos Especializados, que, no domínio das artes visuais e dos audiovisuais, são cursos de nível secundário de educação com a duração de três anos lectivos. Foram agrupados em quatro grandes cursos, que se chamam Comunicação Audiovisual, ‘Design’ de Comunicação, ‘Design’ de Produto e Produção Artística. Cada um deles é constituído por várias especializações possíveis. A ourivesaria surge nos cursos de ‘Design’ de Produto e Produção Artística.

JP.: E porque surge a ourivesaria em dois cursos diferentes?
AL.: No curso de Produção Artística, a ourivesaria encara a jóia como um objecto artístico, uma peça única, que não tem de ser repetida. Aqui os alunos formam-se como técnicos/criativos de ourivesaria, podendo no futuro trabalhar em ‘ateliers’ de criadores de jóias e em ourivesarias. Já a especialização de ourivesaria em ‘Design’ de Produto ensina a criar peças para a indústria de ourivesaria, artigos que certamente passarão por um processo de produção em série. Este curso oferece a saída profissional de assistente de ‘design’ de joalharia.

JP.: Especificamente, o que ensina a Ana aos seus alunos?
AL.: Eu lecciono a disciplina de Desenho de Projecto no curso de Produção Artística. Ensino os meus alunos a compreender o objecto que vão executar. Explico-lhes que não podem entrar numa oficina e manipular o material sem antes terem efectuado uma pesquisa formal, sem terem designado um conceito para a sua peça e sem terem definido o projecto de trabalho. Os meus alunos aprendem que cada jóia tem um princípio, um meio e um fim.

31 de Março, 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“The good guy from Porto” 

Criada há oito anos, a reputação da marca Watch Garage foi construída ao longo de anos de trabalho online. A transição para um espaço físico em parceria com o relojoeiro Pedro Soares (Atelier do Relógio) permitiu ampliar a experiência oferecida aos clientes, com a perspetiva da realização de eventos e workshops, tudo num ambiente acolhedor para os amantes de relógios.

Ler mais 5 de Agosto, 2024
Entrevistas

‘Amália Rodrigues inspired us completely’

Through a collaboration between Portugal Jewels and the Amália Rodrigues Foundation, siblings Joana and Alexandre Gomes have developed a new collection, ‘Amália e As Flores’, inspired by the Fado diva. The aim, they say, is to ‘preserve and reinterpret Portuguese traditions, adapting them to the modern and global context’.

Ler mais 16 de Julho, 2024
Entrevistas