“Cada jóia tem um princípio, um meio e um fim”

Imagem da notícia: “Cada jóia tem um princípio, um meio e um fim”

JóiaPro: A formação em ourivesaria sofreu ultimamente algumas alterações na Escola Soares dos Reis…
Ana Lagarto: Há quatro anos iniciaram os Cursos Artísticos Especializados, que, no domínio das artes visuais e dos audiovisuais, são cursos de nível secundário de educação com a duração de três anos lectivos. Foram agrupados em quatro grandes cursos, que se chamam Comunicação Audiovisual, ‘Design’ de Comunicação, ‘Design’ de Produto e Produção Artística. Cada um deles é constituído por várias especializações possíveis. A ourivesaria surge nos cursos de ‘Design’ de Produto e Produção Artística.

JP.: E porque surge a ourivesaria em dois cursos diferentes?
AL.: No curso de Produção Artística, a ourivesaria encara a jóia como um objecto artístico, uma peça única, que não tem de ser repetida. Aqui os alunos formam-se como técnicos/criativos de ourivesaria, podendo no futuro trabalhar em ‘ateliers’ de criadores de jóias e em ourivesarias. Já a especialização de ourivesaria em ‘Design’ de Produto ensina a criar peças para a indústria de ourivesaria, artigos que certamente passarão por um processo de produção em série. Este curso oferece a saída profissional de assistente de ‘design’ de joalharia.

JP.: Especificamente, o que ensina a Ana aos seus alunos?
AL.: Eu lecciono a disciplina de Desenho de Projecto no curso de Produção Artística. Ensino os meus alunos a compreender o objecto que vão executar. Explico-lhes que não podem entrar numa oficina e manipular o material sem antes terem efectuado uma pesquisa formal, sem terem designado um conceito para a sua peça e sem terem definido o projecto de trabalho. Os meus alunos aprendem que cada jóia tem um princípio, um meio e um fim.

31 Março 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

Carlos Caria em entrevista

No final do seu quinto mandato como presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria (APIO), Carlos Caria manifesta esperança de que as novas gerações ligadas ao setor da joalharia o projetem nos trilhos da inovação e prestígio no estrangeiro.

Ler mais 20 Março 2020
Entrevistas