Moçambique cria centro de gemologia

Imagem da notícia: Moçambique cria centro de gemologia

O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou a criação de um centro de gemologia e lapidação de pedras preciosas, instituição pública de formação profissional de avaliação, classificação e certificação de gemas. Moçambique é um dos grandes produtores e fornecedores ao mercado internacional de pedras preciosas em bruto, especialmente esmeralda, rubi, safira e topázio. Contudo, a falta de indústria de lapidação, de mão-de-obra especializada em gemologia
e de uma entidade que regule o preço e certifique as gemas tem causado prejuízos ao Estado. Cerca de 98 por cento dos minerais exportam-se em bruto e o preço aplicado situa-se muito abaixo do praticado no mercado internacional. O organismo terá sede em Nampula e visa modificar a situação prevalecente.

16 de Dezembro, 2009
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A grande vantagem é termos uma equipa conhecedora do que faz”

Quem o diz é Rui Castro, responsável pela empresa Datalíder com 30 anos de experiência no setor. Naquela que é já a quarta geração de ourives, Rui Castro é o rosto mais visível de uma equipa que desenvolve aplicações 360º no ramo da ourivesaria, sempre para “facilitar a vida de todos os clientes”. 

Ler mais 7 de Dezembro, 2023
Entrevistas

“A confiança e a honestidade têm sido a bússola da nossa jornada”

Ana Isabel Castro é o rosto da Pedro Castro e Oliveiras (PCO). Há 22 anos no mercado, a PCO orgulha-se dos produtos e materiais que disponibiliza e das marcas que representa. Ana Isabel acredita que a honestidade e a confiança são os valores que representam o sucesso da marca no mercado em Portugal.

Ler mais 17 de Novembro, 2023
Entrevistas

“Queremos que se sintam confortáveis ao adquirirem o nosso produto”

Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa e atual responsável pela Finogold, conduziu-nos numa breve conversa pela história da empresa revelando que é um “enorme desafio e responsabilidade” continuar o trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares. Contudo, acredita que com “muita dedicação e gosto pelo que se faz” é possível levar o negócio a bom porto. 

Ler mais 14 de Novembro, 2023
Entrevistas