Moçambique cria centro de gemologia

Imagem da notícia: Moçambique cria centro de gemologia

O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou a criação de um centro de gemologia e lapidação de pedras preciosas, instituição pública de formação profissional de avaliação, classificação e certificação de gemas. Moçambique é um dos grandes produtores e fornecedores ao mercado internacional de pedras preciosas em bruto, especialmente esmeralda, rubi, safira e topázio. Contudo, a falta de indústria de lapidação, de mão-de-obra especializada em gemologia
e de uma entidade que regule o preço e certifique as gemas tem causado prejuízos ao Estado. Cerca de 98 por cento dos minerais exportam-se em bruto e o preço aplicado situa-se muito abaixo do praticado no mercado internacional. O organismo terá sede em Nampula e visa modificar a situação prevalecente.

16 de Dezembro, 2009
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A maior riqueza da casa é o seu espólio” 

Por entre dezenas de gavetas e estantes, a Ourivesaria Rosas guarda meticulosamente pedaços de história nacional. Numa área em que o restauro representa 50% da sua atividade, conversamos com José Rosas, ele que desenha agora novos projetos, como a reedição de um livro sobre as laças portuguesas.  

Ler mais 24 de Março, 2025
Entrevistas

“Temos mais de 1800 alianças, não se repetem”

Quem o diz é Madalena Bravo, bisneta do fundador da Finogold e atual responsável pela empresa. Em conversa com a JoiaPro, Madalena fala sobre as peças mais procurdas pelos clientes, dos desafios que apresenta a subida do preço do ouro e ainda da diversidade do portefólio da empresa portuense.

Ler mais 19 de Fevereiro, 2025
Entrevistas