Fenaquites por diamantes

Imagem da notícia: Fenaquites por diamantes

As fenaquites são pedras falsas que, pelo seu aspecto transparente, brilhante, com tons de amarelo, rosa ou roxo, se fazem
parecer verdadeiros diamantes. O próprio nome fenaquite deriva da palavra grega ‘phenakos’, que significa mentiroso. Constituem de facto um engano que, segundo a PSP, serve de argumento a vários burlões que se fazem passar por vendedores de diamantes. “Segundo consta, existe uma tentativa recente de introdução no mercado de pedras em tudo análogas a estas, de há cerca de um ano para esta data”, acrescentou a polícia em comunicado. As diferenças entre as fenaquites e os diamantes detectam-se apenas com recurso à lupa, dado que as canetas de teste disponíveis no mercado acusam diamante quando sujeitas ao teste da fenaquite.

16 de Dezembro, 2009
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A joalharia só pode ser feita com amor”

Quem o diz é José João Vilares, um eterno apaixonado pela ourivesaria e fundador da escola de joalharia contemporânea Engenho & Arte, sediada no Porto. Numa conversa intimista, o responsável revelou-nos que este projeto nasceu do sonho de impulsionar a joalharia contemporânea, preservando sempre as técnicas mais ancestrais desta arte.

Ler mais 7 de Outubro, 2020
EntrevistasJoalharia e ourivesaria