Fenaquites por diamantes

Imagem da notícia: Fenaquites por diamantes

As fenaquites são pedras falsas que, pelo seu aspecto transparente, brilhante, com tons de amarelo, rosa ou roxo, se fazem
parecer verdadeiros diamantes. O próprio nome fenaquite deriva da palavra grega ‘phenakos’, que significa mentiroso. Constituem de facto um engano que, segundo a PSP, serve de argumento a vários burlões que se fazem passar por vendedores de diamantes. “Segundo consta, existe uma tentativa recente de introdução no mercado de pedras em tudo análogas a estas, de há cerca de um ano para esta data”, acrescentou a polícia em comunicado. As diferenças entre as fenaquites e os diamantes detectam-se apenas com recurso à lupa, dado que as canetas de teste disponíveis no mercado acusam diamante quando sujeitas ao teste da fenaquite.

16 de Dezembro, 2009
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Amália Rodrigues inspirou-nos completamente”

Através de uma colaboração entre a Portugal Jewels e a Fundação Amália Rodrigues, os irmãos Joana e Alexandre Gomes desenvolveram uma nova coleção, "Amália e As Flores", inspirada na diva do Fado. O objetivo, dizem, é “preservar e reinterpretar as tradições portuguesas, adaptando-as ao contexto moderno e global”.

Ler mais 16 de Julho, 2024
Entrevistas