Fenaquites por diamantes

Imagem da notícia: Fenaquites por diamantes

As fenaquites são pedras falsas que, pelo seu aspecto transparente, brilhante, com tons de amarelo, rosa ou roxo, se fazem
parecer verdadeiros diamantes. O próprio nome fenaquite deriva da palavra grega ‘phenakos’, que significa mentiroso. Constituem de facto um engano que, segundo a PSP, serve de argumento a vários burlões que se fazem passar por vendedores de diamantes. “Segundo consta, existe uma tentativa recente de introdução no mercado de pedras em tudo análogas a estas, de há cerca de um ano para esta data”, acrescentou a polícia em comunicado. As diferenças entre as fenaquites e os diamantes detectam-se apenas com recurso à lupa, dado que as canetas de teste disponíveis no mercado acusam diamante quando sujeitas ao teste da fenaquite.

16 de Dezembro, 2009
Entrevistas

Notícias relacionadas

Eugénio Campos Jewels celebra 37 anos de história

Eugénio de Campos é uma referência incontornável no panorama atual da joalharia portuguesa. CEO e criativo da Eugénio Campos Jewels desde 1987, Eugénio de Campos tem como objetivo “manter a sua marca como a de maior notoriedade e prestígio no setor e continuar a surpreender com a irreverência que tanto o caracteriza”.

Ler mais 1 de Abril, 2024
Entrevistas

“Queremos ser sinceros, consistentes e trabalhadores”

João Faria é vimaranense e nasceu no seio de uma família de joalheiros. Atual presidente da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) e CEO da Farilu Joalharias, “esconde” uma paixão pelo desporto. Apesar de ter uma agenda bastante preenchida, o dirigente da AORP confessa que “tem tempo para se dedicar àquilo que mais gosta”.

Ler mais 21 de Março, 2024
Entrevistas

A importância de poupar com o produto certo

Quando o assunto é a nossa reforma convém darmos passos seguros e ouvirmos conselhos de um especialista em soluções de poupança. José Carlos Sousa fala-nos assim do seguro Vida Inteira e respetivas vantagens.

Ler mais 19 de Janeiro, 2024
Entrevistas