Joias tradicionais dão forma a vestido usado por Bárbara Bandeira

Imagem da notícia: Joias tradicionais dão forma a vestido usado por Bárbara Bandeira

Avaliada em cerca de 90 mil euros, a peça pesa 7kg e reúne algumas das formas mais emblemáticas da joalharia portuguesa, como Corações de Viana, Brincos à Rainha, Brincos Galegos, Filigrana e Caramujos, entre outros elementos tradicionais, executados usando técnicas transmitidas ao longo de gerações.

A peça segue uma lógica próxima da alta-costura, que trabalha a joalharia como estrutura do próprio vestuário e criando um objeto único. Construído manualmente, o vestido foi pensado para o corpo da artista e para o contexto performativo do videoclipe.

Esta criação posiciona a Portugal Jewels num território raramente explorado pela joalharia tradicional portuguesa, aproximando-a de práticas associadas à alta-costura internacional, onde património, tempo e exceção definem o valor da peça.

“A joalharia tradicional portuguesa tem escala, linguagem e relevância cultural. Este projeto mostra que pode existir fora do museu e dentro da criação contemporânea”, partilha Joana Bastos Gomes, fundadora da marca. 

Ao integrar joalharia tradicional num projeto musical e visual de grande alcance, a marca reforça o seu papel como agente ativo da cultura portuguesa contemporânea.

16 de Janeiro, 2026
Projetos

Notícias relacionadas

Polo do CINDOR chega a Póvoa de Lanhoso

O Município da Póvoa de Lanhoso e o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria – realizam a 11 de junho, às 11h, no Theatro Club, a cerimónia de assinatura do Protocolo de implementação de Formação Especializada em Filigrana, que marca o início do novo Polo do CINDOR na Póvoa de Lanhoso.

Ler mais 4 de Junho, 2025
Projetos

Cindor to have new training centre in Guimarães

The new school will be a partnership between the Municipality of Guimarães, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. and AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal and will have an estimated investment of around 3.1 million euros from Guimarães City Council. The project was approved on 2 July 2024, at […]

Ler mais 9 de Julho, 2024
Projetos