Polo do CINDOR chega a Póvoa de Lanhoso

O evento assinala um momento de extrema importância para a valorização, formação e perpetuação da arte ancestral da Filigrana no território, num passo decisivo para a qualificação de novos profissionais e para o fortalecimento do setor da ourivesaria, joalharia e relojoaria.
Este protocolo surge numa altura em que a Filigrana de Portugal tem vindo a conquistar cada vez mais reconhecimento dentro e fora de fronteiras: encontra-se inscrita no Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produtos Artesanais e no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, tendo a Comissão Nacional da UNESCO emitido parecer favorável à sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
“Este é mais do que um protocolo. É o início de um compromisso com o território, com o saber-fazer ancestral da filigrana e com a sua capacidade de se reinventar. Apostamos numa formação especializada que honra a tradição, inovando-a, e assegura a renovação geracional desta arte identitária da nossa cultura e Portugalidade”, sublinha Eunice Neves, diretora do CINDOR.
Enquanto se prepara o futuro Centro de Competências da Filigrana (com abertura prevista para 2026), o Município disponibilizará já a partir de junho de 2025 uma sala de formação para o início das atividades formativas em Filigrana, ministradas pelo CINDOR, permitindo dar resposta imediata à crescente procura de mão de obra qualificada no território.
Esta cerimónia simbólica representa o “ano zero” do novo polo formativo do CINDOR, reforçando um compromisso conjunto com: – a capacitação e qualificação de recursos humanos especializados; – a preservação de um património cultural identitário; – o apoio às empresas e ao desenvolvimento económico do território; – a aposta estratégica na continuidade e inovação da arte da filigrana, perpetuando-a.
Mais informações e confirmação de presença através do email comunicacao@mun-planhoso.pt
4 de Junho, 2025
Projetos