“As peças feitas em Portugal têm outro brilho” 

Imagem da notícia: “As peças feitas em Portugal têm outro brilho” 

Manuela Monteiro é o rosto por detrás da empresa Maria Manuela Monteiro Unipessoal Lda., que nasceu em 2011, em Gondomar, cidade conhecida como a capital da ourivesaria portuguesa. Apaixonada pela ourivesaria, Manuela Monteiro revela que valoriza “muito o artigo português” e a ourivesaria tradicional feita em prata forrada a ouro e com rosas coroadas. Contudo, refere que vende aquilo que “o mercado procura e o que está na moda”. 

Manuela Monteiro herdou do pai, que era ourives, a paixão pela ourivesaria e cedo começou a trabalhar no setor: “O meu pai era ourives e dedicava-se à ourivesaria que mais gosto, a prata forrada a ouro, com rosas coroadas. Foi daí que começou a nascer o meu gosto pelas joias”, começa por contar. “Ao longo dos anos passei por várias fases da ourivesaria. Estive na cravação, passei pelo balcão, mas o que mais gosto é o fabrico das peças”, acrescenta.  

Depois de trabalhar vários anos a solo e também por conta de outrem, em 2011, Manuela Monteiro decide criar a empresa Maria Manuela Monteiro Unipessoal Lda., acompanhada do marido, que sempre esteve ligado ao setor. Nesse mesmo ano, nasce também a marca Only Silver, com alianças personalizadas. “Criámos a marca e registámo-la porque era uma coisa nova. Criámos um modelo de aliança que era possível personalizar à medida do cliente. Depois disso fomos criando outro tipo de peças”, esclarece o marido, José Monteiro, à JoiaPro.  

A responsável afirma que gosta de aderir à moda e dar aos clientes e ao mercado aquilo que procuram, no entanto diz-nos que “gostaria que o mercado consumisse um produto melhor”.

Reportagem na íntegra na JoiaPro 93.

18 de Outubro, 2023
Entrevistas

Notícias relacionadas

Balantek reforça presença com showroom e expansão de portefólio 

A empresa Balantek reabriu o seu showroom após obras de ampliação concluídas no final de 2024. O espaço modernizado, mais aberto e funcional, reflete a estratégia da marca de responder ao aumento da procura, diversificar a oferta e reforçar a presença no mercado da ourivesaria. 

Ler mais 27 de Outubro, 2025
Entrevistas

“Mantemos vivas as técnicas tradicionais de ourivesaria”

Álvaro Freitas, CEO da Ouronor, explica como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas. O responsável refere ainda que “os 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas

João Rothes em entrevista

João Rothes, novo secretário-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), falou com a JoiaPro sobre o novo projeto que abraçou desde abril. Para além dos objetivos definidos, o secretário-geral abordou os desafios que encontrou, as experiências profissionais e o futuro do setor.

Ler mais 25 de Agosto, 2025
Entrevistas