“A essência da ourivesaria é o ouro”

Imagem da notícia: “A essência da ourivesaria é o ouro”

A empresa Peixoto e Machado é composta por três amigos de infância que, há cerca de dois anos, decidiram trazer um lufada de ar fresco ao mercado da joalharia em Portugal. Rogério Areias, Pedro Gomes e Manuel Machado são os “rostos” da marca 9kapa – emoções que brilham e pretendem divulgar junto das ourivesarias a essência do ouro de nove quilates (9k).

O ouro é uma substância pura e imutável. Pode ser fundido e misturado com outros metais e refinado novamente sem perder nenhuma das suas características. Uma joia feita com ouro extraído há séculos consegue manter as suas características, sem acusar sinais da passagem do tempo. Porém, é um metal precioso que sofre variações de cotação diariamente.

“Atualmente, o ouro fino está a 46 euros o grama, atingindo valores históricos. Isto faz com que a peça, por mais leve que seja, fique sempre dispendiosa”, começaram por explicar os responsáveis pela Peixoto e Machado. Daí a aposta da empresa na marca 9kapa – emoções que brilham.

“Apostamos numa marca em ouro de nove quilates que orgulhosamente dizemos que está disponível apenas e só nas ourivesarias. A essência da ourivesaria é o ouro, que felizmente só elas podem promover e vender. Se a ourivesaria deixa de olhar para o seu core business e começa a promover outros produtos, está a usar as mesmas armas que outros pontos de venda. Quando, na realidade, tem algo que é superior a tudo: o ouro e a lei protecionista que existe neste sentido em Portugal”. 

Saiba mais na próxima edição da JoiaPro.

10 de Outubro, 2019
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A joalharia só pode ser feita com amor”

Quem o diz é José João Vilares, um eterno apaixonado pela ourivesaria e fundador da escola de joalharia contemporânea Engenho & Arte, sediada no Porto. Numa conversa intimista, o responsável revelou-nos que este projeto nasceu do sonho de impulsionar a joalharia contemporânea, preservando sempre as técnicas mais ancestrais desta arte.

Ler mais 7 de Outubro, 2020
EntrevistasJoalharia e ourivesaria