“A essência da ourivesaria é o ouro”

A empresa Peixoto e Machado é composta por três amigos de infância que, há cerca de dois anos, decidiram trazer um lufada de ar fresco ao mercado da joalharia em Portugal. Rogério Areias, Pedro Gomes e Manuel Machado são os “rostos” da marca 9kapa – emoções que brilham e pretendem divulgar junto das ourivesarias a essência do ouro de nove quilates (9k).
O ouro é uma substância pura e imutável. Pode ser fundido e misturado com outros metais e refinado novamente sem perder nenhuma das suas características. Uma joia feita com ouro extraído há séculos consegue manter as suas características, sem acusar sinais da passagem do tempo. Porém, é um metal precioso que sofre variações de cotação diariamente.
“Atualmente, o ouro fino está a 46 euros o grama, atingindo valores históricos. Isto faz com que a peça, por mais leve que seja, fique sempre dispendiosa”, começaram por explicar os responsáveis pela Peixoto e Machado. Daí a aposta da empresa na marca 9kapa – emoções que brilham.
“Apostamos numa marca em ouro de nove quilates que orgulhosamente dizemos que está disponível apenas e só nas ourivesarias. A essência da ourivesaria é o ouro, que felizmente só elas podem promover e vender. Se a ourivesaria deixa de olhar para o seu core business e começa a promover outros produtos, está a usar as mesmas armas que outros pontos de venda. Quando, na realidade, tem algo que é superior a tudo: o ouro e a lei protecionista que existe neste sentido em Portugal”.
Saiba mais na próxima edição da JoiaPro.
10 de Outubro, 2019
Entrevistas