Soluções tecnológicas para criar joias sustentáveis apresentadas na VicenzaOro

Imagem da notícia: Soluções tecnológicas para criar joias sustentáveis apresentadas na VicenzaOro

Com os profissionais dos setores de joalharia e pedras preciosas sob crescente pressão para demonstrarem ativamente que estão a conduzir os seus negócios de forma sustentável, inclusivamente verificando se os itens que compram, processam e vendem foram adquiridos com responsabilidade, está a ser desenvolvida uma variedade de soluções tecnológicas para ajudá-los a cumprir os requisitos devidos.

Com isto em mente, na última edição da VicenzaOro decorreu um seminário organizado pela The World Jewellery Confederation (CIBJO) e albergado pelo Italian Exhibition Group (IEG). Este seminário foi a última edição de uma série de programas formativos organizados pelos dois órgãos, endossados ​​pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), para apoiar a responsabilidade social corporativa e a sustentabilidade no setor de joalharia. Como apontou Marco Carniello, diretor da divisão de joalharia e moda do IEG, o seminário de setembro marcou o 10º ano de cooperação entre a CIBJO e o principal organizador de feiras de joalharia em Itália.

Uma percentagem crescente da indústria de joias, pedras e metais preciosas tomou medidas nos últimos anos para implementar princípios de fornecimento sustentável e responsável nos seus negócios, com mais de 1.300 em todo o mundo já certificados por organizações de conformidade, depois de serem monitorizados por auditores independentes. Porém, num setor dominado por pequenas e médias empresas, muitos acham difícil seguir o exemplo e, consequentemente, podem ter dificuldades em aceder às cadeias de abastecimento. As tecnologias discutidas no seminário estão a ser amplamente desenvolvidas para enfrentar esses desafios.

“A CIBJO está comprometida com o desenvolvimento de uma indústria de joias ética e sustentável, que adquire as suas matérias-primas de forma responsável e transparente”, afirmou o presidente da CIBJO, Gaetano Cavalieri, abrindo o seminário. O painel de palestrantes, moderado por Erik Jens, vice-presidente da Comissão de Abastecimento Responsável da CIBJO, representou uma seção transversal desse crescente setor de serviços da indústria, fornecendo soluções aos profissionais da indústria em todas as etapas da cadeia de distribuição, desde a mina até à loja.

Saiba mais aqui.

18 Setembro 2019
Eventos e formação

Notícias relacionadas

Baselworld passa a ser HourUniverse

Com a Baselworld "em pausa", as equipas da MCH uniram toda a sua experiência ao feedback de clientes, compradores e visitantes para fazer nascer um novo conceito de evento. Denominada HourUniverse, trata-se de uma plataforma inovadora para atender às necessidades de hoje.

Ler mais 27 Julho 2020
Eventos e formaçãoRelojoaria

APIO anuncia alterações ao seu concurso de ourivesaria

Hoje, 23 de julho, Amália Rodrigues completaria 100 anos de vida. A APIO quis associar-se às comemorações do centenário deste ícone da cultura portuguesa, dedicando o tema do seu concurso de ourivesaria a esta celebração. Devido à crise epidémica que o país vive, a associação viu-se forçada a fazer algumas alterações ao concurso.

Ler mais 23 Julho 2020
Eventos e formaçãoJoalharia e ourivesaria