Platina perde terreno em joalharia

Imagem da notícia: Platina perde terreno em joalharia

A falta de interesse do mercado chinês pela platina pode inferir uma queda da produção de joias deste género.

Segundo dados da agência Reuters, a China é o principal consumidor de platina, tendo consumido em 2015 mais de 60 por cento deste metal branco.

Ainda, analistas da agência GFMS revelaram durante a London Platinum Week, que começou a 16 de maio e acaba no dia 20, que o interesse chinês em platina baixou na ordem dos dois dígitos, uma influência direta da quebra de quatro por cento do consumo de joias neste mercado em geral, sendo o crescimento mais lento nos últimos 25 anos.

O interesse pende maioritariamente para bens domésticos e turismo. Por outro lado, o ouro tem vindo a ganhar predominância quanto à platina, dado que é de trabalho mais fácil em joalharia e é visto como uma opção de investimento para o futuro, mas também porque a platina tende a ser associada a gemas, cuja relação pende para desvalorizar o preço do metal.

Outros fatores influenciadores provêm do escândalo de corrupção em Pequim, no ano de 2012, que forçou os visados no caso a cortarem na compra de bens de luxo, e na desvalorização da platina em 2015, que cortou os preços para 1000 dólares a onça, o valor mais baixo desde 2009.

18 Maio 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Ourivesarias fecham, mas (algumas) apenas fisicamente

Perante as novas medidas de confinamento geral, anunciadas na semana passada pelo Governo, as ourivesarias e relojoarias - por serem consideradas comércio não essencial - tiveram que fechar portas, por tempo indeterminado. No entanto, há muitas que continuam a sua atividade através das plataformas digitais.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Atualidade

Cor do Ano Pantone: amarelo e cinzento unidos em 2021

A dupla da Cor do Ano Pantone 2021, composta pelo Ultimate Grey e pelo amarelo vibrante Illuminating, representa a força e a positividade, num ano desafiante em que precisamos de uma base sólida e firme, mas calorosa e otimista.

Ler mais 12 Janeiro 2021
Atualidade