“Fizemos as coisas por puro gosto e prazer”

Imagem da notícia: “Fizemos as coisas por puro gosto e prazer”

Desde 2009 que o projeto Gradouro tem vindo a demarcar Portugal no mundo da Ourivesaria e Joalharia, quanto à inovação de técnicas e materiais pioneiros que têm valido aos investigadores da Universidade do Minho (UM) prémios de reconhecimento internacional.

Foi caso do “Technical Innovation Award” na edição de 2014 do The Santa Fe Symposium, um dos maiores eventos de Joalharia a nível mundial, que distinguiu Filipe Samuel Silva, investigador da Escola de Engenharia da UM e percussor do Gradouro, por ter concebido um método que permite uma maior leveza às peças de Ourivesaria, através de uma técnica de fundição.

Leia toda a entrevista na JoiaPro 59.

12 de Agosto, 2014
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A grande vantagem é termos uma equipa conhecedora do que faz”

Quem o diz é Rui Castro, responsável pela empresa Datalíder com 30 anos de experiência no setor. Naquela que é já a quarta geração de ourives, Rui Castro é o rosto mais visível de uma equipa que desenvolve aplicações 360º no ramo da ourivesaria, sempre para “facilitar a vida de todos os clientes”. 

Ler mais 7 de Dezembro, 2023
Entrevistas

“A confiança e a honestidade têm sido a bússola da nossa jornada”

Ana Isabel Castro é o rosto da Pedro Castro e Oliveiras (PCO). Há 22 anos no mercado, a PCO orgulha-se dos produtos e materiais que disponibiliza e das marcas que representa. Ana Isabel acredita que a honestidade e a confiança são os valores que representam o sucesso da marca no mercado em Portugal.

Ler mais 17 de Novembro, 2023
Entrevistas

“Queremos que se sintam confortáveis ao adquirirem o nosso produto”

Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa e atual responsável pela Finogold, conduziu-nos numa breve conversa pela história da empresa revelando que é um “enorme desafio e responsabilidade” continuar o trabalho de preservação do património, da marca e dos valores familiares. Contudo, acredita que com “muita dedicação e gosto pelo que se faz” é possível levar o negócio a bom porto. 

Ler mais 14 de Novembro, 2023
Entrevistas