“70 por cento do luxo é produzido na Europa”

Imagem da notícia: “70 por cento do luxo é produzido na Europa”

A propósito das IV Jornadas de Ourivesaria da AORP, Mónica Seabra Mendes, coordenadora do programa “Marketing de produtos e serviços de luxo” da Universidade Católica de Lisboa, apresentou o tema “Comunicar Ourivesaria entre a emoção e o sonho”.

Mónica Seabra Mendes, coordenadora do programa “Marketing de produtos e serviços de luxo” da Universidade Católica de Lisboa, apresentou o tema “Comunicar Ourivesaria entre a emoção e o sonho”.

Abordou a temática do luxo como fundamental para a economia, visto que é “imune às crises” e tem “um crescimento muito superior ao do PIB mundial”.

Divide o luxo em dois, o ‘soft luxury’ (relógios, joias, roupa) e o ‘hard luxury’ (carros, iates), um mercado pequeno mas muito essencial para a economia e a sociedade. São os produtos que “nos dão mais prazer, fazem levantar de manhã e enfrentar a dura realidade. Fazem-nos sonhar”.

A este papel criativo une-se o económico, com o aparecimento de cada vez mais classes sociais com poder e avidez de comprar estes produtos. É também uma forma de fazer circular valores e atribuir prestígio a países. Mónica Seabra Mendes revelou que 70 por cento do luxo é produzido na Europa, das marcas com grande património e valor cultural, em especial as centenárias.

É a compra deste tipo de produtos que estimula outras atividades como o turismo, no qual compradores oriundos de países orientais, como Emirados Árabes Unidos e China, deslocam-se propositadamente aos países europeus, como Inglaterra, Itália e França, para comprar joias, roupas ou carteiras que as marcas vendem.

É este fenómeno que Mónica Seabra Mendes apelida de preservação do património, no sentido de captar turistas para dar uma certa ubiquidade ao luxo.

Leia toda a reportagem na JoiaPro 58, brevemente disponível.

10 de Abril, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Eugénio Campos Jewels celebrates 37 years of history

Eugénio de Campos is an uncontrollable reference in the current Portuguese jewelry landscape. Eugénio de Campos Jewels’ CEO and creative since 1987, Eugénio de Campos has as his objective to “uphold his brand as the most notable and prestigious in the industry and to keep surprising with the irreverence that characterizes it”.

Ler mais 1 de Abril, 2024
Atualidade

Boa Páscoa!

A equipa da JoiaPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração.

Ler mais 29 de Março, 2024
Atualidade