“O conhecimento de saber fazer”

Imagem da notícia: “O conhecimento de saber fazer”

JoiaPro: Como descreve o percurso do Instituto Gemológico Português desde a sua formação até aos dias de hoje?

José Baptista: O Instituto Gemológico Português surge em setembro de 2008; na altura Associação Portuguesa de Gemologia. A nossa escola nasce da tomada de consciência de um grupo de profissionais do setor que me delegaram esta missão e a responsabilidade de traçar o caminho que projetámos e sonhámos décadas atrás. Comecei por adquirir pedras didáticas centenas de gemas com as inclusões mais importantes para o aluno estudar, materiais sintéticos, e artificiais, pedras com todo o tipo de tratamentos que melhoram o seu aspeto. Alguns tratamentos são fraudulentos e lesam profundamente o património de quem os adquire. Temos mais de quinhentas pedras didáticas para serem observadas e estudadas pelos nossos alunos nos laboratórios do I.G.P.. Basicamente são tudo o que existe no mundo atual. O projeto e a história da nossa associação passa primeiro por transmitir uma nova mensagem a todos os profissionais e não-profissionais, que é o conhecimento de saber fazer. E também aumentar a qualidade, por que não basta ser conhecedor, é preciso saber ver a diferença entre o trigo e o joio.

Leia a entrevista na íntegra na próxima JoiaPro.

 

 

21 de Agosto, 2013
Entrevistas

Notícias relacionadas

“O meu pai foi o nosso mestre em tudo”

Depois de uma adolescência ligada à relojoaria e de ter estudado a arte do ofício, Luís Chaves funda, no dia 23 de junho de 1963, a Ourivesaria Chaves, que se viria a tornar numa das casas de comércio mais antigas da cidade de Peniche. Falámos com São Chaves, filha do fundador e atual responsável pela ourivesaria - juntamente com a irmã Nela, para sabermos mais sobre estes 60 anos de história. 

Ler mais 21 de Setembro, 2023
Entrevistas

“O nosso país vai ser sempre a nossa prioridade”

Estas são as palavras de Maria Marinho, atual responsável pela António Marinho, empresa criada em 1996, pelas mãos do pai. Maria Marinho refere que o mercado português tem força, “mas está a passar um período de incertezas”. No entanto, acrescenta “não nos vamos deixar desencorajar”.

Ler mais 7 de Agosto, 2023
Entrevistas

“Our country will always be our top priority”

These are the words of Maria Marinho, the current manager of António Marinho, a company founded by her Father, in 1996. Maria Marinho comments that the Portuguese market is strong, "but it is undergoing a period of uncertainty".However, she adds, "we are not going to let ourselves be discouraged".

Ler mais 4 de Agosto, 2023
Entrevistas