Reciclar para fazer joias

Imagem da notícia: Reciclar para fazer joias

Uma portuguesa cria joias a partir da reciclagem. Esta ideia surgiu com a preocupação pelo ambiente, mas principalmente para evitar o desemprego. Atualmente, dispõe de um mercado que abrange Portugal de Norte a Sul.

Em 2011, Anabela Marques funda a Idict, empresa que se demarca por utilizar “matérias disponíveis à mão com o objetivo de criar acessórios”. Foi “seguindo o gosto pessoal pela arte”, com materiais reutilizáveis e uma “técnica inovadora” que o negócio nasceu.

As primeiras peças foram vendidas no Mercado de Artesanato Urbano Português, em Barcelona, compostas de “pregadeiras feitas a partir de tampas de embalagens, botões, revistas e outras coisas”.

A empresa não teria existido se Anabela trabalhasse. O negócio é reconhecido, pois tal como Anabela diz, “agrada a gregos e a troianos”.

As joias podem ser adquiridas em Serralves, no Porto, na Anthrop, em Coimbra e no Museu Ncional do Azulejo, em Lisboa. Os preços variam entre 10 e 40 euros, que a eborense considera “bastante acessíveis”.

Para o futuro, Anabela pretende expandir o negócio para o estrangeiro, mas manter-se em galerias de arte e museus.

18 de Janeiro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Cindor is looking for goldsmith trainers

Cindor - Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria is looking for goldsmith trainers for Gondomar, Guimarães, Póvoa de Lanhoso and Santa Maria da Feira.

Ler mais 19 de Junho, 2024
Atualidade

Cindor procura formadores na área de ourivesaria

O Cindor - Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria está à procura de formadores na área de ourivesaria para Gondomar, Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Santa Maria da Feira.

Ler mais 19 de Junho, 2024
Atualidade

Easy Time and SL Benfica develop an exclusive Montjuïc watch

As part of Sport Lisboa e Benfica's (SL Benfica) 120th anniversary, on March 28, 2024, prestigious products developed in unique partnerships were launched, one of them being the partnership with Easy Time, which has over 30 years of experience in watchmaking and jewelry.

Ler mais 18 de Junho, 2024
Atualidade