Ler poesia ajuda a estimular o cérebro
De acordo com um estudo de investigadores da Universidade de Liverpool, divulgado no mês de janeiro, ler obras clássicas e poesia ajuda a estimular o cérebro e traz mais benefícios do que os livros de autoajuda.
Os cientistas pediram a 30 voluntários para lerem clássicos da literatura e aperceberam-se que, devido à linguagem usada nos livros, os leitores desenvolveram um maior sentido crítico e tinham mais momentos de auto-reflexão.
Através de ‘scanners’, os investigadores avaliaram o cérebro dos voluntários e registaram diferenças entre os que tinham lido os livros originais e os que optaram por uma tradução mais moderna.
Os leitores que leram os clássicos na sua versão original surpreenderam-se com palavras desconhecidas, uma estrutura frásica mais complexa ou expressões novas. Como consequência, foram mais estimulados durante a leitura.
O mesmo estudo descobriu que também a poesia tem um papel importante para quem lê. Ao estimular a atividade no hemisfério direito, uma área que abarca o pensamento simbólico e a criatividade, este género literário é mais estimulante do que os livros de autoajuda.
21 de Janeiro, 2013
Atualidade