Elevar a filigrana a Património da Humanidade

Imagem da notícia: Elevar a filigrana a Património da Humanidade

“Atualmente, a filigrana portuguesa é a mais fina e requintada que se faz em todo o mundo, e já o era antes das novas tecnologias de adelgaçamento do fio de metal. (…) Quando vou à televisão falar da ourivesaria portuguesa, não me dão mais de cinco minutos para divulgar, dando preferência a matérias que, na maioria das vezes, não têm qualquer interesse. Em Portugal, tenho feito bastantes palestras, com as mais variadas assistências e cada vez mais me convenço que o desconhecimento dos estrangeiros se estende aos portugueses, que na maioria das vezes ficam espantados com as nossas jóias. São os que nos visitam, que mais apreciam e divulgam esta nossa técnica. Constato também que dada a pouca publicidade que se faz à filigrana portuguesa, a maioria da juventude, não só não a aprecia, como também a acha menor e “parola”. (…) Se não acreditarmos na nossa cultura, na nossa história, nos nossos artistas, na nossa indústria, nunca nos poderemos reerguer e afirmar fora de Portugal. Infelizmente, para muita gente usar coisas portuguesas é ser retrógrado, o que é bom são as grandes marcas internacionais e de preferência com o nome bem visível. (…) Lanço aqui um apelo a todas as entidades públicas e privadas para que, em conjunto, se inicie o processo para elevar a filigrana a Património da Humanidade (…)”.

Na JóiaPro 44 pode ler o artigo de Manuel Freitas na íntegra

 

 

25 de Janeiro, 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Filigrana portuguesa com certificação exclusiva da Contrastaria

No passado dia 21 de março foi assinado um protocolo de colaboração entre a Contrastaria Portuguesa, os Municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso e o organismo de certificação A.certifica, que dará a exclusividade da aposição da marca de certificação Filigrana de Portugal à Contrastaria, com vista a melhorar e a aumentar a confiança dos consumidores finais.

Ler mais 26 de Março, 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na JoiaPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 de Março, 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na JoiaPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 de Março, 2024
Atualidade