“Imprimir ideias e sentimentos nas jóias”

Imagem da notícia: “Imprimir  ideias e sentimentos nas jóias”

JóiaPro · Em que se inspirou para desenvolver a sua peça?

Ana Marta Costa · Baseei-me essencialmente na biodiversidade da Amazónia para criar o anel, todo ele fabricado em prata. A peça foi projectada através de uma fotografia com uma vista aérea sobre a floresta e reproduz as copas das árvores. Representa a diversidade de tamanhos, formas, colorações e texturas. Esta criação funciona ainda como uma chamada de atenção para o devastamento da floresta e para o perigo que representa para o nosso planeta.

 

JP: Qual é a sua preocupação na concepção de jóias?

AMC: Preocupo-me, acima de tudo, em criar jóias que consigam imprimir uma ideia ou um sentimento. De facto, o que mais me atrai na joalharia é a forma como podemos materializar as nossas ideias, assim como todo o processo que a envolve, que vai desde a inspiração à passagem da ideia ao papel, até à sua edificação na oficina. O meu trabalho caracteriza-se essencialmente por linhas simples e estilizadas, inspiradas nos objectos do quotidiano e na natureza.

 

JP: Acha que o futuro da ourivesaria e da joalharia passa pela aposta no ‘design’?

AMC: Claramente! Cada vez mais, a exigência dos clientes obriga-nos a criar peças com ‘design’. Quer se trate de peças únicas de autor, quer sejam de produção industrial, o ‘design’ torna-se uma das principais preocupações por parte dos criadores de jóias.

 

Veja a versão integral da entrevista na edição nº35 da JóiaPro

30 de Novembro, 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Mantemos vivas as técnicas tradicionais de ourivesaria”

Álvaro Freitas, CEO da Ouronor, explica como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas. O responsável refere ainda que “os 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas

João Rothes em entrevista

João Rothes, novo secretário-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), falou com a JoiaPro sobre o novo projeto que abraçou desde abril. Para além dos objetivos definidos, o secretário-geral abordou os desafios que encontrou, as experiências profissionais e o futuro do setor.

Ler mais 25 de Agosto, 2025
Entrevistas

“A filigrana sempre me fascinou” 

Inês Barbosa fala com imensa paixão sobre arte da filigrana e o sobre o negócio que gere. Foi ainda muito jovem que contactou com as joias e “com esta arte magnífica”.  Em 1993 nasce na Póvoa de Lanhoso a empresa Inês Barbosa, que une tradição e inovação.

Ler mais 11 de Julho, 2025
Entrevistas