“Imprimir ideias e sentimentos nas jóias”

Imagem da notícia: “Imprimir  ideias e sentimentos nas jóias”

JóiaPro · Em que se inspirou para desenvolver a sua peça?

Ana Marta Costa · Baseei-me essencialmente na biodiversidade da Amazónia para criar o anel, todo ele fabricado em prata. A peça foi projectada através de uma fotografia com uma vista aérea sobre a floresta e reproduz as copas das árvores. Representa a diversidade de tamanhos, formas, colorações e texturas. Esta criação funciona ainda como uma chamada de atenção para o devastamento da floresta e para o perigo que representa para o nosso planeta.

 

JP: Qual é a sua preocupação na concepção de jóias?

AMC: Preocupo-me, acima de tudo, em criar jóias que consigam imprimir uma ideia ou um sentimento. De facto, o que mais me atrai na joalharia é a forma como podemos materializar as nossas ideias, assim como todo o processo que a envolve, que vai desde a inspiração à passagem da ideia ao papel, até à sua edificação na oficina. O meu trabalho caracteriza-se essencialmente por linhas simples e estilizadas, inspiradas nos objectos do quotidiano e na natureza.

 

JP: Acha que o futuro da ourivesaria e da joalharia passa pela aposta no ‘design’?

AMC: Claramente! Cada vez mais, a exigência dos clientes obriga-nos a criar peças com ‘design’. Quer se trate de peças únicas de autor, quer sejam de produção industrial, o ‘design’ torna-se uma das principais preocupações por parte dos criadores de jóias.

 

Veja a versão integral da entrevista na edição nº35 da JóiaPro

30 de Novembro, 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“The good guy from Porto” 

Criada há oito anos, a reputação da marca Watch Garage foi construída ao longo de anos de trabalho online. A transição para um espaço físico em parceria com o relojoeiro Pedro Soares (Atelier do Relógio) permitiu ampliar a experiência oferecida aos clientes, com a perspetiva da realização de eventos e workshops, tudo num ambiente acolhedor para os amantes de relógios.

Ler mais 5 de Agosto, 2024
Entrevistas

‘Amália Rodrigues inspired us completely’

Through a collaboration between Portugal Jewels and the Amália Rodrigues Foundation, siblings Joana and Alexandre Gomes have developed a new collection, ‘Amália e As Flores’, inspired by the Fado diva. The aim, they say, is to ‘preserve and reinterpret Portuguese traditions, adapting them to the modern and global context’.

Ler mais 16 de Julho, 2024
Entrevistas