“Amália Rodrigues inspirou-nos completamente”

Imagem da notícia: “Amália Rodrigues inspirou-nos completamente”

Através de uma colaboração entre a Portugal Jewels e a Fundação Amália Rodrigues, os irmãos Joana e Alexandre Gomes desenvolveram uma nova coleção, “Amália e As Flores“, inspirada na diva do Fado. O objetivo, dizem, é “preservar e reinterpretar as tradições portuguesas, adaptando-as ao contexto moderno e global”. 

Como surgiu a ideia da nova coleção da Portugal Jewels, em parceria com a Fundação Amália Rodrigues? 

A ideia da nova coleção nasceu da colaboração entre a Portugal Jewels e a Fundação Amália Rodrigues, numa fase de grande dinamismo da Fundação. Nos últimos meses, dedicámo-nos a explorar as várias facetas desta grande diva, desde a sua influência global e o seu génio criativo até aos seus momentos mais íntimos na natureza do Brejão. Havia um elemento omnipresente: as flores, uma verdadeira paixão de Amália, com inúmeros relatos encantadores sobre o seu amor por elas. Esta coleção homenageia a icónica fadista através de joias que refletem a sua paixão pela natureza e pela beleza das flores, criando peças que são tanto um tributo à sua memória quanto uma celebração da arte da joalharia portuguesa. 

Como definem os modelos da nova coleção? 

As joias da nova coleção, intitulada “Amália e As Flores“, são inspiradas na paixão que Amália tinha por flores. Escolhemos a flor da cerejeira porque Amália gostava de dizer que nasceu na época das cerejas. Concebemos as joias em torno destas flores e com apontamentos que replicam os seus ramos. Cada joia foi pensada para refletir a elegância e personalidade irreverente da Amália, capturando a sua essência única. Exemplo claro disso é a joia Coração de Amália que recria o emblemático Coração de Viana, integrando elementos tradicionais da ourivesaria portuguesa com um toque contemporâneo. 

Tendo sido Amália Rodrigues uma grande fã de joalharia, de que forma a grande diva do Fado vos inspirou nestas novas peças? 

Amália Rodrigues inspirou-nos completamente. Todas as joias foram desenhadas com o foco de que Amália as escolheria para usar. Criámos peças vistosas e irreverentes, que Amália pudesse combinar entre si e misturar com o seu guarda-roupa, onde incluía marcas como Prada, YSL e Charles Jourdan. A coleção reflete a sua personalidade vibrante e o seu amor pela moda e pela natureza. 

Leia a entrevista completa na JoiaPro 96.

16 de Julho, 2024
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Mantemos vivas as técnicas tradicionais de ourivesaria”

Álvaro Freitas, CEO da Ouronor, explica como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas. O responsável refere ainda que “os 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas

João Rothes em entrevista

João Rothes, novo secretário-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), falou com a JoiaPro sobre o novo projeto que abraçou desde abril. Para além dos objetivos definidos, o secretário-geral abordou os desafios que encontrou, as experiências profissionais e o futuro do setor.

Ler mais 25 de Agosto, 2025
Entrevistas

“A filigrana sempre me fascinou” 

Inês Barbosa fala com imensa paixão sobre arte da filigrana e o sobre o negócio que gere. Foi ainda muito jovem que contactou com as joias e “com esta arte magnífica”.  Em 1993 nasce na Póvoa de Lanhoso a empresa Inês Barbosa, que une tradição e inovação.

Ler mais 11 de Julho, 2025
Entrevistas