Portugal Jewels revela coleção “Amália e As Flores”

Imagem da notícia: Portugal Jewels revela coleção “Amália e As Flores”

A Portugal Jewels e a Fundação Amália Rodrigues acabam de apresentar a Coleção de Joalharia “Amália e as Flores”. Uma coleção inspirada na relação de Amália com as flores e que captura a sua ligação única com a natureza numa sua abordagem emotiva e luminosa à vida.

A coleção “Amália e As Flores” nasceu de uma parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a Portugal Jewels, com o objetivo de reviver no presente a memória de um ícone maior da cultura portuguesa: a fadista Amália Rodrigues.

Composta por 15 peças, a coleção transporta-nos para uma dimensão mais íntima e humana de Amália, através de peças que se revêm e inspiram na sua estética, mas que apresentam uma perspetiva mais singular e luminosa na sua ligação com a natureza. É uma coleção que homenageia o estilo e a estética pessoal de Amália, reconhecida pela sua imagem marcante e muito cosmopolita.

Pensa-se que Amália nasceu no tempo das cerejas, o que transformou as flores de cerejeira no elemento decorativo central da coleção. Embutidas e gravadas à mão em prata dourada, por artífices especializados, as flores surgem em diversas escalas e combinadas com pedras coloridas em colares, pulseiras, brincos, anéis e alfinetes.

Algumas das peças da coleção desdobram-se em elementos que permitem diferentes utilizações: o alfinete “Lá Vão as Flores de Amália”, em prata dourada é uma peça composta por duas flores unidas por uma corrente que pode ser retirada. Nos brincos “Florescer Amália”, o tronco da cerejeira pode ou não ser combinado com a flor.

“Amália e As Flores” é uma interpretação das joias que Amália escolheria usar nos dias de hoje. Joias vistosas e irreverentes, que ela combinaria entre si de forma única e ao seu estilo. Muito à frente do seu tempo, Amália era uma mulher única e uma referência icónica para todos nós”, partilha Joana Bastos Gomes, designer e fundadora da Portugal Jewels. 

“Amália tinha o hábito de colher flores em Monsanto enquanto passeava por Lisboa. Esses gestos simples revelam não apenas a sua profunda conexão com a natureza, mas também a sua personalidade irreverente”, partilha Vicente Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Fundação Amália Rodrigues.

A coleção “Amália e As Flores” já se encontra disponível no site da Portugal Jewels e pontos de venda selecionados.

Não perca a próxima edição da JoiaPro com a entrevista à Portugal Jewels sobre este tema.

24 de Maio, 2024
Ourivesaria

Notícias relacionadas

Portugal Jewels unveils “Amália e As Flores” collection

Portugal Jewels and the Amália Rodrigues Foundation have just presented the “Amália e as Flores” Jewelry Collection. A collection inspired by Amália's relationship with flowers, and which captures her unique connection with nature in her emotional and luminous approach to life.

Ler mais 24 de Maio, 2024
Ourivesaria