“Queremos ser sinceros, consistentes e trabalhadores”

Imagem da notícia: “Queremos ser sinceros, consistentes e trabalhadores”

João Faria acredita que está no “lugar certo”, a fazer aquilo que adora e a continuar o legado familiar, sem pressões e com muito gosto.

Foi eleito presidente da AORP em 2022. Como surgiu essa oportunidade?

Fui convidado por um joalheiro de Guimarães para fazer parte de uma lista enquanto suplente. Aquando da minha entrada essa pessoa saiu e, sendo eu o primeiro suplente, acabei por entrar na lista da direção com a presidência do Nuno Marinho. Entretanto, no fim do mandato do Nuno Marinho, vi necessidade de dar continuidade ao trabalho já feito e acabei por me candidatar à presidência. Convidei gente nova para a lista, gente que até então nunca tinha estado no associativismo, mas com uma visão mais abrangente e mais focada naquilo que é a internacionalização e naquilo que é o processo de futuro de internacionalização das empresas portuguesas, dos fabricantes e das marcas.

Estas foram as eleições mais concorridas de sempre, com duas listas, nunca tinha havido duas listas a concorrer à associação e ganhámos por um voto de diferença. Aquilo que nos propusemos a fazer inicialmente foi estabilizar financeiramente a AORP, porque a associação vinha de anos com prejuízos avultados, nada de extraordinário, mas com alguns prejuízos e, portanto, logo no primeiro ano conseguimos baixar cerca de 50 mil euros o passivo da AORP e ficar com o resultado líquido negativo de 10 mil euros. Foi um passo muito importante, temos uma equipa boa e temos trabalhado muito.

A entrevista de capa está disponível na íntegra na revista JoiaPro 95.

21 de Março, 2024
Entrevistas

Notícias relacionadas

Eugénio Campos Jewels celebra 37 anos de história

Eugénio de Campos é uma referência incontornável no panorama atual da joalharia portuguesa. CEO e criativo da Eugénio Campos Jewels desde 1987, Eugénio de Campos tem como objetivo “manter a sua marca como a de maior notoriedade e prestígio no setor e continuar a surpreender com a irreverência que tanto o caracteriza”.

Ler mais 1 de Abril, 2024
Entrevistas

A importância de poupar com o produto certo

Quando o assunto é a nossa reforma convém darmos passos seguros e ouvirmos conselhos de um especialista em soluções de poupança. José Carlos Sousa fala-nos assim do seguro Vida Inteira e respetivas vantagens.

Ler mais 19 de Janeiro, 2024
Entrevistas

“Temos de ser diferenciadores naquilo que vendemos”

Quem o diz é Madalena Bravo, responsável pela Finogold, empresa criada em Gondomar há quase 100 anos. Numa breve conversa com a JoiaPro fala sobre os produtos que a empresa disponibiliza, frisando que têm “coleções para todos os gostos”. A responsável pela empresa portuense destaca ainda que na ourivesaria é necessário estar atento aos detalhes e às montras de loja que “são o cartão de visita” para os clientes.

Ler mais 4 de Janeiro, 2024
Entrevistas