“A simpatia, a honestidade e a qualidade são essenciais”
Ao longo de meio século, a Ourivesaria Mateus, com sede em Tondela, tem procurado manter viva a herança familiar e a ourivesaria portuguesa. Luís Carlos Ferreira, filho do fundador, Carlos Mateus Ferreira, assume hoje a empresa e revela que “é uma grande responsabilidade pertencer à segunda geração da Ourivesaria Mateus”, reforçando que o que mantém vivo o negócio “é a entrega ao trabalho”.
Qual é a história da Ourivesaria Mateus?
A minha família sempre esteve ligada ao ramo de ourivesaria. O meu avô paterno era ourives, fazia feiras e andava de bicicleta a vender pelas terras onde passava, mais tarde estabeleceu-se em Anadia. O meu pai e os meus tios todos seguiram os passos do pai e continuaram na área. O meu pai fundou esta casa há 50 anos, em Tondela, apenas com uma banca de relojoeiro e meia dúzia de artigos emprestados pelo meu avô. Durante quase 27 anos, o meu pai desenvolveu o negócio até ao seu falecimento repentino, em 1999. Na altura, ainda adolescente, assumi a gestão da loja, juntamente com a minha esposa, à altura ainda namorada, e continuámos o caminho traçado pelo meu pai.
Que valores estão por detrás da vossa casa?
Acima de tudo, somos uma empresa familiar e queremos ser reconhecidos por parte dos nossos clientes, fornecedores e funcionários como pessoas honestas. Só assim se pode levar um negócio destes para a frente. A simpatia, a honestidade e a qualidade dos produtos são essenciais, depois o feedback dos nossos clientes faz o resto.
Leia a entrevista completa subscrevendo a JoiaPro91.
3 de Abril, 2023
Entrevistas