Ourivesarias Outlet vs Online: uma perspetiva pós-pandemia
A moda do outlet ou o “prêt-a-porter” do digital? A presença física ou a aposta no negócio virtual? Com a pandemia surgiram dúvidas no quotidiano de profissionais e consumidores, que a JoiaPro procurou responder com a ajuda de Carlos Caria, presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria (APIO) e de Paula Pedro, diretora da Unidade de Contrastarias e de Fiscalização da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM).
“A Covid-19 representa um antes e um depois para o e-commerce. Se, antes da pandemia, se começava a verificar uma certa desaceleração nas vendas do canal online na maioria dos países da Europa, agora, tudo indica que o provável é um crescimento sustentado e constante desta atividade”.
Tendo como ponto de partida o estudo da consultora americana Oliver Wyman, olhando para o mercado interno importa perguntar: as ourivesarias outlet ainda estão na moda?
Carlos Caria é contundente: “As ourivesarias outlet nunca passarão de moda”. Para o presidente da APIO “poderá é haver situações que a complementem”, antecipando o novo paradigma que se avizinha.
Para a presidente da Contrastaria da INCM a “garantia da alta qualidade da ourivesaria em Portugal” aliada à “inovação e a tradição”, faz do setor de Ourivesaria e Joalharia uma montra do que de “melhor o nosso país tem para oferecer”. Paula Pedro acredita que “os estabelecimentos físicos têm muito para oferecer e que terão uma convivência salutar com o mercado online, que também tem as suas inegáveis vantagens”.
Pode ler o artigo completo na revista JoiaPro 86, já disponível online.
28 de Fevereiro, 2022
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