Cofre de grau III obrigatório em ourivesarias e joalharias

Imagem da notícia: Cofre de grau III obrigatório em ourivesarias e joalharias

Foi publicada a portaria n.º 292/2020, de 18 de dezembro, que revoga a obrigatoriedade de existência de cofre de grau III em estabelecimentos de exibição, compra e venda de metais preciosos, nomeadamente joalharias e ourivesarias.

Esta revogação surge na sequência de diversas ações de sensibilização da APIO e de outras associações do setor junto do Ministério da Administração Interna que conseguiram passar a mensagem de que esta obrigatoriedade não fazia qualquer sentido no âmbito das medidas de segurança e de proteção que devem de existir.

Assim, a partir de 16 de fevereiro, data de entrada em vigor do diploma, os estabelecimentos onde se proceda à exibição, compra e venda de metais preciosos, nomeadamente joalharias ou ourivesarias, passam a estar obrigadas a adoção de um sistema e medidas de segurança que no mínimo inclua um sistema de videovigilância por câmaras de vídeo para captação e gravação de imagens e um sistema de deteção de intrusão.

Consulte a respetiva portaria aqui.

11 Janeiro 2021
Joalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas

Júri do 12º Concurso de Ourivesaria atribui prémios

A APIO – Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria rececionou 11 peças alusivas ao “Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues”, num ano que se apresentou desafiante para todos. A reunião do júri do 12º Concurso de Ourivesaria decorreu a 15 de dezembro, a fim de se deliberar e atribuir a classificação às peças concorrentes.

Ler mais 6 Janeiro 2021
Joalharia e ourivesaria