Jaeger-LeCoultre: aliança entre alta relojoaria e alta joalharia

Imagem da notícia: Jaeger-LeCoultre: aliança entre alta relojoaria e alta joalharia

Concebido originalmente para relógios de alta joalharia e apresentado pela Grande Maison em 1929, o Calibre 101 revolucionou a relojoaria feminina.  A sua dimensão minúscula em forma de baguete permitiu que os designers alcançassem novos patamares de liberdade estética.

Desenvolvido meio século antes do advento do design digital e da tecnologia de produção, o Calibre 101 é um notável feito de miniaturização. Com 14mm de comprimento, menos de 5mm de largura e pesando cerca de um grama, o minúsculo calibre de corda manual permanece o mais pequeno movimento mecânico do mundo. É também um dos mais antigos movimentos ainda em produção.  

Ao longo dos anos, o Calibre 101 figurou em vários relógios de alta joalharia da Jaeger-LeCoultre, assim como em criações de outras grandes Maisons. Estas raras peças embelezaram os pulsos de mulheres excecionais, incluindo os da Rainha Isabel II, que usou uma, presente do presidente francês, na sua coroação em 1953.

Nos dois novos relógios de diamantes, a equipa artística da Jaeger-LeCoultre adotou uma abordagem mais comum em joalharia, desenhando primeiro a forma das pulseiras e estilo da incrustação das pedras preciosas e integrando depois as caixas e os movimentos nos designs. Ao desenhar um relógio é normalmente adotada a abordagem inversa, começando-se primeiro pela caixa e depois criando as pulseiras ou correias como complementos desta.  

Ambas as pulseiras respeitam de forma fiel os códigos clássicos da alta joalharia e são compostas por ouro rosa repleto de diamantes, sendo utilizadas apenas pedras classificadas de IF a VVS. No entanto, os designs são totalmente diferentes, tanto na forma como no caráter, enfatizando assim a liberdade criativa permitida pelo minúsculo Calibre 101. 

10 de Setembro, 2020
NotíciasRelojoaria

Notícias relacionadas

SevenFriday apresenta a nova “Me-Series”

A SevenFriday dá um passo de volta para o futuro com a nova Série Me. Traz de volta o design atemporal da Série M e introduz um visual renovado nos novos modelos: SF-ME1/01 e SF-ME1/02.

Ler mais 27 de Setembro, 2024
Relojoaria

Swatch com novos modelos BIOCERAMIC WHAT IF?

A Coleção Swatch BIOCERAMIC WHAT IF? tem dois novos modelos elegantes e cheios de estilo em black e white (preto e branco). WHAT IF? é uma abordagem geométrica a um clássico da Swatch que separa imediatamente o que é padrão do que é destaque.

Ler mais 19 de Setembro, 2024
Relojoaria