Finogold de “cara lavada”

Imagem da notícia: Finogold de “cara lavada”

A Finogold é o “rosto” da Manuel da Silva e Sousa e Companhia Lda., uma firma nascida em Gondomar há quase 100 anos e dedicada ao fabrico de alianças. No final de 2019, a loja localizada no centro do Porto foi remodelada e, de forma a conhecermos as motivações para esta mudança, fomos ao encontro de Madalena Bravo, a bisneta do fundador da empresa.

A Finogold surgiu em 2002 como um site de vendas online, principalmente de alianças, mas o sucesso rapidamente alcançado levou à necessidade de abrir um espaço físico, com o objetivo de mostrar aos clientes o artigo ao vivo. “As pessoas gostam de ver e de experimentar o produto, e por isso decidimos abrir esta loja, para o cliente visitar, ver, ‘apalpar’ e conhecer as nossas alianças”, começou por nos dizer Madalena Bravo, a responsável pela loja, juntamente com a sua mãe, Rosa Maria Sousa.

O local escolhido para tal foi a baixa portuense, mais propriamente a Rua Passos Manuel, e nasceu assim em 2005 a loja Finogold. Cerca de 14 anos depois, acharam que estava na altura de renovar o espaço e dar-lhe um cunho mais atual. “Havia a necessidade de refrescar a loja e de mudar algumas coisas para conseguimos expor de uma maneira diferente as nossas marcas. As montras já estavam um pouco ultrapassadas”, afirmou Madalena.

Reportagem completa na JoiaPro 83.

17 de Abril, 2020
Joalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas

Está interessado em fotografia de joalharia?

Recentemente, foi apresentado à APIO – Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria o trabalho de Eduardo Camilo, fotógrafo de joalharia que se mostrou disponível para colaborar com os associados.

Ler mais 2 de Março, 2021
Joalharia e ourivesaria

CIBJO lança guia para classificação de pérolas

O CIBJO Guide for Classifying Natural Pearls and Cultured Pearls (Guia CIBJO para a Classificação de Pérolas Naturais e Pérolas de Cultura) trata-se de um documento ilustrado que fornece uma visão abrangente das várias categorias de pérolas existentes em diferentes partes do mundo.

Ler mais 26 de Fevereiro, 2021
Joalharia e ourivesaria

Marta Maçarico, joias que valorizam o património

Marta Maçarico dá nome à empresa que une duas áreas de formação - Ourivesaria e Conservação e Restauro. Na primeira, Marta encontrou toda a liberdade artística aliada ao processo de criação de uma peça, desde a matéria-prima até ao resultado final. Na segunda, aprendeu a valorizar o património e tradições antigas, permitindo a durabilidade do material.

Ler mais 18 de Fevereiro, 2021
Joalharia e ourivesaria