O luxo depois da crise Covid-19
De acordo com o último relatório da Bain & Co., a crise relacionada com a Covid-19 deste ano pode levar a uma queda de até 35% nas vendas, mas as empresas sairão mais fortes, mais digitalizadas e estratégicas.
- No primeiro trimestre de 2020, prevemos que as vendas globais de luxo diminuirão de 25 a 30%, embora haja sinais de recuperação na China.
- No geral, para 2020, existem três cenários envolvendo contrações que variam de 15 a 18%; de 22 a 25%; de 30 a 35%.
- As equipas de gestão podem mitigar as ameaças de hoje e acelerar a recuperação se agirem através de uma nova estrutura de liderança e saída de crises; se acelerarem os procedimentos financeiros e operacionais a curto prazo e revirem o modelo de negócio e a proposta de valor relativo.
Esses são os três principais pontos do último relatório da Bain & Co sobre as previsões para o mercado de luxo pós-Covid, emitidas a 25 de março. Segundo o relatório, além da crise de saúde, a pandemia representa uma séria ameaça a todos os setores.
O Produto Interno Bruto, o emprego (e, portanto, o poder de compra) e os mercados financeiros estão sob forte tensão, com uma consequente queda na confiança do consumidor e na sua capacidade de compra. Outro problema diz respeito às viagens de luxo, uma vez que as restrições impostas afetarão consideravelmente os bens e serviços normalmente adquiridos pelos turistas, que ainda são prejudicados pelas restrições de viagens e pelo medo persistente de serem infetados em aviões e navios de cruzeiro.
O mercado de luxo fechou 2019 em 281 bilhões, com uma taxa de crescimento previsto até 2025 entre 3 e 5%. O primeiro trimestre de 2020, no entanto, encerrará com uma queda de 25 a 30% nas vendas, o que, em termos monetários, significa uma perda entre 60 e 70 bilhões de euros em relação a 2019. Até 2021 não chegará uma eventual recuperação, segundo as diretrizes da Bain descritas em 2019.
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14 de Abril, 2020
Atualidade