“Portuguese Jewellery Newborn” premiada a nível europeu

Imagem da notícia: “Portuguese Jewellery Newborn” premiada a nível europeu

O projeto de promoção dos novos talentos da joalharia portuguesa “Portuguese Jewellery Newborn” foi distinguido com o prémio European Entreprise Promotion Awards, em Portugal, na categoria “Apoio à internacionalização das empresas”. De entre mais de 600 candidaturas, e juntamente com o projeto Inov Contacto, vai representar Portugal na final europeia que decorrerá em Helsínquia, na Finlândia, a 26 de novembro.

Esta iniciativa, promovida pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, funciona como uma plataforma de lançamento para os novos criadores que pretendam promover a sua marca a nível nacional e internacional. O objetivo é dar a conhecer designers nacionais emergentes, que conjugam a tradição a novos conceitos de design. A par disto, esta campanha despontou ainda uma dinâmica de reinvenção e rejuvenescimento nas marcas mais tradicionais, que se sentiram inspiradas e motivadas a ajustar os seus modelos de negócio, tornando-se exemplo de inovação na tradição.

Como explica Fátima Santos, secretária-geral da AORP, “os jovens criadores abrem novos horizontes à joalharia portuguesa e nós queremos manter o papel de impulsionadores para que eles trilhem caminhos mais ousados com foco no mercado global. Vencer este prémio reforça precisamente a essência da iniciativa “Portuguese Jewellery Newborn”, direcionada para a reinvenção, inovação e internacionalização da joalharia em Portugal”.

Os European Enterprise Promotion Awards, lançados em 2005, são uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que pretendem identificar e reconhecer atividades de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial na Europa. Anualmente, este concurso destaca os melhores projetos em várias áreas pela especificidade do seu contributo no desenvolvimento económico e do emprego das regiões.

Portugal encontra-se no conjunto dos países que detêm, até ao momento, mais galardões atribuídos pela Comissão Europeia.

19 Julho 2019
Joalharia e ourivesaria

Notícias relacionadas

Contrastaria aproxima-se do setor da ourivesaria

Sob nova direção, as contrastarias nacionais reforçam a estratégia com vista à modernização da oferta ao setor da ourivesaria e à maior proximidade com o mesmo. Desta forma, foram inauguradas as novas instalações do polo da Contrastaria de Gondomar e é lançado um novo website, que permitirá ao setor da ourivesaria recorrer aos seus serviços digitalmente.

Ler mais 24 Julho 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesaria

APIO anuncia alterações ao seu concurso de ourivesaria

Hoje, 23 de julho, Amália Rodrigues completaria 100 anos de vida. A APIO quis associar-se às comemorações do centenário deste ícone da cultura portuguesa, dedicando o tema do seu concurso de ourivesaria a esta celebração. Devido à crise epidémica que o país vive, a associação viu-se forçada a fazer algumas alterações ao concurso.

Ler mais 23 Julho 2020
Eventos e formaçãoJoalharia e ourivesaria