Portugueses apostam nos EUA

Imagem da notícia: Portugueses apostam nos EUA

A joalharia é um dos principais setores de exportação nacional em crescimento para os Estados Unidos, tendo obtido um crescimento de 129% num ano.

Depois dos plásticos e borracha, calçado e produtos agrícolas, as pedras preciosas e a joalharia representam um crescimento de destaque, na ordem dos 2,8 milhões.

Graça Didier, secretária-geral da Câmara Americana de Comércio em Portugal (AmCham) em declarações ao Público, explicou que a valorização do dólar tornou “os produtos portugueses mais apelativos”, chegando aos Estados Unidos “com preços mais apetecíveis”.

No entanto, a situação de Angola e Brasil, a sofrer atualmente de crises económicas, ajudou a reorientar estratégias das empresas portuguesas, “onde o risco é menor”.

“Há também uma mudança de atitude das empresas portuguesas, que associa a tradição à inovação, o que permite a abordagem ao mercado americano, onde o design e a inovação são muito importantes. A nossa indústria têxtil, ou o setor da joalharia, fez essa mudança, chegando ao mercado com outro posicionamento. Não estão a apostar em preço pois não conseguiriam bater produtos chineses, mas apostam na qualidade e na inovação”, disse a responsável.

 

1 Março 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Portuguese Jewellery: A Global Show com novas candidaturas

A AORP volta a disponibilizar as candidaturas para o projeto Portuguese Jewellery: A Global Show, o quarto Programa de Internacionalização da Ourivesaria de Portugal 2020 – 2021. Os interessados devem candidatar-se até ao dia 30 de outubro.

Ler mais 23 Outubro 2020
Atualidade

Inhorgenta 2021 conta com grande apoio da indústria

A Inhorgenta Munich será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2021, contando com um grande apoio da indústria apesar da situação pandémica que vivemos atualmente. Cerca de cinco meses antes do início do evento, são vários os expositores que já se inscreveram.

Ler mais 19 Outubro 2020
Atualidade