Portugueses apostam nos EUA

A joalharia é um dos principais setores de exportação nacional em crescimento para os Estados Unidos, tendo obtido um crescimento de 129% num ano.
Depois dos plásticos e borracha, calçado e produtos agrícolas, as pedras preciosas e a joalharia representam um crescimento de destaque, na ordem dos 2,8 milhões.
Graça Didier, secretária-geral da Câmara Americana de Comércio em Portugal (AmCham) em declarações ao Público, explicou que a valorização do dólar tornou “os produtos portugueses mais apelativos”, chegando aos Estados Unidos “com preços mais apetecíveis”.
No entanto, a situação de Angola e Brasil, a sofrer atualmente de crises económicas, ajudou a reorientar estratégias das empresas portuguesas, “onde o risco é menor”.
“Há também uma mudança de atitude das empresas portuguesas, que associa a tradição à inovação, o que permite a abordagem ao mercado americano, onde o design e a inovação são muito importantes. A nossa indústria têxtil, ou o setor da joalharia, fez essa mudança, chegando ao mercado com outro posicionamento. Não estão a apostar em preço pois não conseguiriam bater produtos chineses, mas apostam na qualidade e na inovação”, disse a responsável.
1 de Março, 2016
Atualidade