Norte em destaque

Imagem da notícia: Norte em destaque

O recente estudo da Sigma Team Consulting, realizado no âmbito da última PortoJoia, destaca a produção joalheira do Norte.

No documento está revelado que em todo o território nacional há cinco mil empresas, maioritariamente pequenas e médias, localizadas no Norte (mas a percentagem pode ascender aos 80 por cento, se se considerar toda a componente industrial). Mais uma vez, a generalidade centra-se no comércio a retalho.

Relativamente aos industriais, os fabricantes de joalharia e ourivesaria registaram uma contração significativa no período de análise. Por sua vez, o emprego associado a este nicho caiu 43 por cento entre 2004 e 2012, de forma ininterrupta, anualmente.

Quanto ao VAB, desceu 38 por cento, mas de forma intercalar (obteve uma ligeira subida entre 2009 e 2010). A única variável que não sofreu tanta oscilação foi a do volume de negócios, devido ao ‘boom’ da transação do ouro a partir de 2008.

Por outro lado, no mesmo período de tempo, o fabrico de relojoaria (incluindo empresas) sofreu uma subida de 233 por cento: aumento de 324 por cento no VAB e 176 por cento no emprego.

Saiba mais na JoiaPro 62!

 

14 Abril 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Como será a indústria do luxo após a Covid-19?

Dez das principais mentes da área do comércio de bens de luxo - incluindo relojoeiros e joalheiros - falam sobre as consequências duradouras da crise relacionada com a pandemia de Covid-19.

Ler mais 8 Setembro 2020
AtualidadeJoalharia e ourivesariaRelojoaria

STAYAWAY COVID, a app de rastreio automático

A STAYAWAY COVID é uma aplicação móvel de rastreio automático de contactos de utentes com Covid-19. Foi apresentada a 1 de setembro como um meio complementar aos sistemas tradicionais de resposta à pandemia.

Ler mais 7 Setembro 2020
Atualidade