Norte em destaque

Imagem da notícia: Norte em destaque

O recente estudo da Sigma Team Consulting, realizado no âmbito da última PortoJoia, destaca a produção joalheira do Norte.

No documento está revelado que em todo o território nacional há cinco mil empresas, maioritariamente pequenas e médias, localizadas no Norte (mas a percentagem pode ascender aos 80 por cento, se se considerar toda a componente industrial). Mais uma vez, a generalidade centra-se no comércio a retalho.

Relativamente aos industriais, os fabricantes de joalharia e ourivesaria registaram uma contração significativa no período de análise. Por sua vez, o emprego associado a este nicho caiu 43 por cento entre 2004 e 2012, de forma ininterrupta, anualmente.

Quanto ao VAB, desceu 38 por cento, mas de forma intercalar (obteve uma ligeira subida entre 2009 e 2010). A única variável que não sofreu tanta oscilação foi a do volume de negócios, devido ao ‘boom’ da transação do ouro a partir de 2008.

Por outro lado, no mesmo período de tempo, o fabrico de relojoaria (incluindo empresas) sofreu uma subida de 233 por cento: aumento de 324 por cento no VAB e 176 por cento no emprego.

Saiba mais na JoiaPro 62!

 

14 de Abril, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

100 anos de Joalharia Ferreira Marques

Fundada em 1926 por Adriano Ferreira Marques, bisavô do atual proprietário - José Filipe Ferreira Marques da Guerra Maio, a Joalharia Ferreira Marques situa-se na glamorosa Praça do Rossio, coração da cidade de Lisboa.

Ler mais 27 de Agosto, 2026
Atualidade

A equipa da JoiaPro deseja-lhe um verão feliz

Com a chegada do verão, a equipa da JoiaPro deixa uma mensagem especial a todos os seus leitores e parceiros: que estes meses sejam sinónimo de sol, descanso e momentos de qualidade junto de quem mais gostam.

Ler mais 7 de Agosto, 2026
Atualidade