Norte em destaque

O recente estudo da Sigma Team Consulting, realizado no âmbito da última PortoJoia, destaca a produção joalheira do Norte.
No documento está revelado que em todo o território nacional há cinco mil empresas, maioritariamente pequenas e médias, localizadas no Norte (mas a percentagem pode ascender aos 80 por cento, se se considerar toda a componente industrial). Mais uma vez, a generalidade centra-se no comércio a retalho.
Relativamente aos industriais, os fabricantes de joalharia e ourivesaria registaram uma contração significativa no período de análise. Por sua vez, o emprego associado a este nicho caiu 43 por cento entre 2004 e 2012, de forma ininterrupta, anualmente.
Quanto ao VAB, desceu 38 por cento, mas de forma intercalar (obteve uma ligeira subida entre 2009 e 2010). A única variável que não sofreu tanta oscilação foi a do volume de negócios, devido ao ‘boom’ da transação do ouro a partir de 2008.
Por outro lado, no mesmo período de tempo, o fabrico de relojoaria (incluindo empresas) sofreu uma subida de 233 por cento: aumento de 324 por cento no VAB e 176 por cento no emprego.
Saiba mais na JoiaPro 62!
14 de Abril, 2015
Atualidade