Um avaliador oficial tem “competência exclusiva”

Imagem da notícia: Um avaliador oficial tem “competência exclusiva”

Helena Felgas, diretora da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, considerou-nos em entrevista qual é o papel de um avaliador oficial da Casa da Moeda.

“O avaliador oficial é a pessoa que tem a competência exclusiva, nos termos do artº 37, nº 1 do decreto – Lei nº 391/790 de 20 de setembro (regulamento das Contrastarias), para proceder à avaliação de artefactos de ourivesaria, barras e medalhas comemorativas de metal precioso, independentemente do seu valor numismático, pedras preciosas, pérolas e relógios de uso pessoal. Em cada comarca haverá um avaliador oficial, nomeado pela administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda de entre indivíduos maiores de 21 anos habilitados com o exame de aptidão para o exercício das respetivas funções. O avaliador oficial é a pessoa que é chamada pelos tribunais para valorar os metais preciosos que, no âmbito do processo judicial que estiver a ser julgado, necessitem de ser avaliados, quer por questões de partilhas judicias, quer por qualquer outra razão.”

Saiba mais na JoiaPro 59, aqui.

2 de Fevereiro, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Swatch reabre loja no CascaiShopping

Este espaço comercial apelativo foi concebido para inspirar a descoberta e apresenta áreas amplas e luminosas, proporcionando o cenário ideal para conhecer e experimentar os mais recentes relógios e coleções da Swatch.

Ler mais 17 de Julho, 2026
Atualidade

Swatch dá nova vida ao relógio quadrado

A Swatch acaba de lançar a coleção WHAT IF...JELLY?, composta por cinco novos relógios quadrados que combinam caixas transparentes, cores vibrantes e materiais de origem biológica. A nova linha revisita um conceito alternativo da marca, imaginando como seria o seu primeiro relógio se tivesse sido criado com uma caixa quadrada em vez de redonda.

Ler mais 9 de Julho, 2026
Atualidade