Tal pai, tal filho… na vida e na profissão

Imagem da notícia: Tal pai, tal filho… na vida e na profissão

São muitos os ditados populares, as sabedorias deixadas pelos nossos antepassados que nos falam do testemunho que os pais deixam aos seus filhos. A uma questão simples como “o que queres ser quando fores grande?”, a resposta saía na ponta da língua: “quero ser igual a ti”.

Reinaldo e Tânia Oliveira. Fernando e Pedro Rilhó. Maria de Fátima, André e Rui Gonçalves. Três famílias ao acaso entre um sem número de exemplos de pais que inspiraram os filhos a abraçarem a mesma profissão.

Estamos a falar de profissionais já com provas dadas na área que em atuam que vêem com um orgulho desmedido estampado nos rostos os seus filhos a darem os seus próprios passos numa atividade que é todos os dias um desafio.

Habituados desde pequenos a viverem o negócio dos pais, o “bichinho” foi nascendo e, hoje, mesmo que o tema trabalho não entre em casa, há momentos que se partilham, angústias, experiências, vitórias, alegrias, fracassos. A isto se chama família.

Em Portugal, são muitos os casos de pais e filhos que partilham o mesmo “palco”. Desde as carreiras ditas tradicionais, como Medicina e Direito, até às mais “alternativas”, como as artes cénicas, a opção é seguir as pisadas dos progenitores, muitas vezes por segurança, outras por paixão.

Em algumas famílias mais conservadoras, é a vontade de preservar a história e a tradição que acaba por ditar o futuro profissional dos seus membros. Todavia, não é disso que iremos falar.

Com os nossos entrevistados, não houve qualquer tipo de imposição, mesmo inconscientemente. É a vontade de trabalhar com alguém que tem muito a ensinar e que são verdadeiros exemplos enquanto profissionais que motiva a Tânia, o Pedro, o André e o Rui.

Leia toda a reportagem na JoiaPro 57.

2 de Janeiro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Eugénio Campos Jewels celebrates 37 years of history

Eugénio de Campos is an uncontrollable reference in the current Portuguese jewelry landscape. Eugénio de Campos Jewels’ CEO and creative since 1987, Eugénio de Campos has as his objective to “uphold his brand as the most notable and prestigious in the industry and to keep surprising with the irreverence that characterizes it”.

Ler mais 1 de Abril, 2024
Atualidade

Boa Páscoa!

A equipa da JoiaPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração.

Ler mais 29 de Março, 2024
Atualidade