“Estamos empenhados em promover a formação na área”

Imagem da notícia: “Estamos empenhados em promover a formação na área”

JoiaPro: Como conseguiram atingir o estatuto de única entidade credenciada na área?

José Baptista: Penso que é por termos uma equipa de gente licenciada, com uma formação adequada e um laboratório fantástico e atualizado. Estamos empenhados em promover a formação profissional a todas as lojas e indústria do setor. Os proprietários de ourivesarias devem proporcionar conhecimentos relevantes, de gemologia, aos seus colaboradores.

JP: Quais são as parcerias que a instituição tem?

JB: Temos parcerias com a maioria das instituições que operam no setor. Já iniciamos contactos com o Instituto Gemológico Americano, que tem um corpo científico do melhor do mundo. São uma referência para nós. Queremos aprender com eles e por em prática algumas das filosofias que consideramos uma mais-valia. É lá que está a grande fonte do conhecimento. Quando se descobre um mineral desconhecido, este é levado para esta instituição para ser estudado e investigado, por isso só temos a ganhar com esta ligação.


Saiba mais na JoiaPro 55.

 

 

12 de Setembro, 2013
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Mantemos vivas as técnicas tradicionais de ourivesaria”

Álvaro Freitas, CEO da Ouronor, explica como a marca portuguesa se mantém “viva” há mais de três décadas. O responsável refere ainda que “os 35 anos representam um legado de confiança, um percurso que honra o passado sem nunca deixar de olhar o futuro”.

Ler mais 6 de Outubro, 2025
Entrevistas

João Rothes em entrevista

João Rothes, novo secretário-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), falou com a JoiaPro sobre o novo projeto que abraçou desde abril. Para além dos objetivos definidos, o secretário-geral abordou os desafios que encontrou, as experiências profissionais e o futuro do setor.

Ler mais 25 de Agosto, 2025
Entrevistas

“A filigrana sempre me fascinou” 

Inês Barbosa fala com imensa paixão sobre arte da filigrana e o sobre o negócio que gere. Foi ainda muito jovem que contactou com as joias e “com esta arte magnífica”.  Em 1993 nasce na Póvoa de Lanhoso a empresa Inês Barbosa, que une tradição e inovação.

Ler mais 11 de Julho, 2025
Entrevistas