As pérolas são seres vivos?

Imagem da notícia: As pérolas são seres vivos?

Desde os tempos antigos, as pérolas são apreciadas como objeto de adorno. Ao contrário do ouro, da prata, ou de muitas outras pedras preciosas, as pérolas são produzidas por seres vivos.

Podendo durar até 150 anos, a pérola é considerada a mais perfeita de todas as gemas. Ao contrário de qualquer outra gema, ela não necessita de lapidação ou polimento, pois já nasce bela, pronta para ser usada. Toda a sua exuberância já pode ser vista no mesmo instante em que ela é extraída da ostra.

A pérola pode ser classificada como natural ou natural cultivada. A natural é formada por um mecanismo de defesa da ostra contra um organismo estranho que entra dentro dela, que pode ser um grão de areia ou uma larva. Para se proteger deste “intruso”, passa a secretar uma substância particular, produzindo camadas de nácar, envolvendo por completo o ser estranho, criando a pérola.

Ao contrário do que pensam, a pérola natural cultivada é tão valiosa quanto a natural, pois elas passam exatamente pelos mesmos processos. A única diferença é que, no caso da cultivada, o homem insere o corpo estranho que formará a pérola.

Sendo as pérolas produzidas por seres vivos, a JoiaPro coloca a questão: As pérolas são seres vivos?

7 de Janeiro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Bom Carnaval

Apesar das circunstâncias, a equipa da JoiaPro deseja a todos os leitores e seguidores um ótimo Carnaval.

Ler mais 16 de Fevereiro, 2021
Atualidade

Covid-19: apoio excecional aos artesãos e às unidades produtivas artesanais

O IEFP vai atribuir apoio financeiro aos artesãos e às unidades produtivas artesanais com sede em território continental, como forma de incentivo à manutenção da atividade destas empresas, para fazer face à perda de rendimentos decorrente do cancelamento de feiras e certames de promoção e comercialização do artesanato originado pela crise pandémica Covid-19.

Ler mais 12 de Fevereiro, 2021
Atualidade

Elena Gabrielle faz especial stand-up comedy para a Swatch

Apaixonados ou não, a Swatch convida todos a sintonizar o seu canal IGTV ou o seu canal de YouTube este domingo, dia 14 de fevereiro às 19h00, e a assistir ao espetáculo de comédia especial para o Dia de São Valentim criado pela humorista Elena Gabrielle.

Ler mais 11 de Fevereiro, 2021
AtualidadeRelojoaria