As pérolas são seres vivos?

Imagem da notícia: As pérolas são seres vivos?

Desde os tempos antigos, as pérolas são apreciadas como objeto de adorno. Ao contrário do ouro, da prata, ou de muitas outras pedras preciosas, as pérolas são produzidas por seres vivos.

Podendo durar até 150 anos, a pérola é considerada a mais perfeita de todas as gemas. Ao contrário de qualquer outra gema, ela não necessita de lapidação ou polimento, pois já nasce bela, pronta para ser usada. Toda a sua exuberância já pode ser vista no mesmo instante em que ela é extraída da ostra.

A pérola pode ser classificada como natural ou natural cultivada. A natural é formada por um mecanismo de defesa da ostra contra um organismo estranho que entra dentro dela, que pode ser um grão de areia ou uma larva. Para se proteger deste “intruso”, passa a secretar uma substância particular, produzindo camadas de nácar, envolvendo por completo o ser estranho, criando a pérola.

Ao contrário do que pensam, a pérola natural cultivada é tão valiosa quanto a natural, pois elas passam exatamente pelos mesmos processos. A única diferença é que, no caso da cultivada, o homem insere o corpo estranho que formará a pérola.

Sendo as pérolas produzidas por seres vivos, a JoiaPro coloca a questão: As pérolas são seres vivos?

7 de Janeiro, 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Portojóia de 2021 cancelada

O evento estava desde o início do ano sem data prevista, com o certame a ser agora cancelado em definitivo. A Portojóia regressa em 2022 de 22 a 25 de setembro.

Ler mais 13 de Setembro, 2021
AtualidadeEventosOurivesariaRelojoaria