A personalidade de 2012 é Joana Vasconcelos

Imagem da notícia: A personalidade de 2012 é Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos foi eleita Personalidade do Ano 2012 pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP).

A artista plástica arrecadou o prémio Martha de la Cal, através do qual os jornalistas estrangeiros a exercer no nosso país distinguem anualmente a figura ou instituição portuguesa que mais se destacou.

“Este ano tivemos muitas propostas ligadas ao universo das artes e da cultura. Se calhar, por ser um ano de crise, precisamos muito do que embeleza a nossa vida e nos faz sonhar ou pensar de outra forma”, disse à Lusa a presidente da AIEP, Marie-Line Darcy, correspondente em Portugal da Rádio France Internationale e do La Tribune.

A projeção que Joana Vasconcelos alcançou com a sua exposição em Versalhes, Paris, que contou com cerca de um milhão de visitantes, é o principal motivo que justifica a atribuição do título de personalidade do ano à artista portuguesa.

“Um brilho particular da criação portuguesa, provocadora e irreverente, imaginativa e ousada, com sentido de humor. Vasconcelos transmite uma outra ideia de Portugal”, salienta Marie-Line Darcy.

A entrega do prémio à artista plástica lusa será feita na primavera de 2013, numa data e local a anunciar pela AIEP.

 

19 Dezembro 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Cor do Ano Pantone: amarelo e cinzento unidos em 2021

A dupla da Cor do Ano Pantone 2021, composta pelo Ultimate Grey e pelo amarelo vibrante Illuminating, representa a força e a positividade, num ano desafiante em que precisamos de uma base sólida e firme, mas calorosa e otimista.

Ler mais 12 Janeiro 2021
Atualidade