“Basta acreditar no que queremos”

JoiaPro: Dividia o ‘atelier’ com uma amiga, quando decide deixar Portugal e partir para um local onde não conhecia ninguém. Porquê?
Branca Cuvier: Precisava de aprender mais, de me lançar aos leões. Enfim, de sair da minha área de conforto. Fui para Amesterdão, sem conhecer ninguém, e sem a certeza de quando voltaria a Portugal. Sabia que queria frequentar a Gerrit Rietveld Acadamie no departamento de joalharia e consegui.
JP: E porquê a escolha pela Gerrit Rietveld Acadamie?
BC: Queria perceber como se ensinava joalharia contemporânea numa conceituada escola de renome e internacional. Aprendi que não interessa se uma ideia ou conceito é bem vista aos olhos dos outros, mesmo dos professores, basta realmente acreditarmos no que queremos, investirmos, e dedicarmo-nos ao trabalho, sempre com os pés assentes na terra.
JP: Um ano depois, acredita que é possível aprender mais e abraça um novo desafio…
BC: Sim, depois de um ano na Rietveld percebi que ia aprender mais se me propusesse fazer um estágio com um artista que admirasse. Fiz algumas pesquisas e enviei um ‘email’ a Lucy McRae, que me recebeu calorosamente.
JP: Foi neste período que esteve envolvida num projeto, onde de algum modo trabalha para a cantora Lady Gaga?
BC: Sim, durante o estágio houve um contacto da Lady Gaga com a Lucy McRae, no sentido de produzirmos as peças para a capa do álbum “Born this Way”. No final, acabou por não usar as peças criadas, mas valeu pela experiência. O estágio, não sendo remunerado, foi apenas de três meses. Mas foi o suficiente para aprender a gerir a criatividade e a lutar pelo que acreditava.
Entrevista na íntegra na JoiaPro 49
18 de Julho, 2012
Entrevistas