“Basta acreditar no que queremos”

Imagem da notícia: “Basta acreditar no que queremos”

JoiaPro: Dividia o ‘atelier’ com uma amiga, quando decide deixar Portugal e partir para um local onde não conhecia ninguém. Porquê?

Branca Cuvier: Precisava de aprender mais, de me lançar aos leões. Enfim, de sair da minha área de conforto. Fui para Amesterdão, sem conhecer ninguém, e sem a certeza de quando voltaria a Portugal. Sabia que queria frequentar a Gerrit Rietveld Acadamie no departamento de joalharia e consegui.

JP: E porquê a escolha pela Gerrit Rietveld Acadamie?

BC: Queria perceber como se ensinava joalharia contemporânea numa conceituada escola de renome e internacional. Aprendi que não interessa se uma ideia ou conceito é bem vista aos olhos dos outros, mesmo dos professores, basta realmente acreditarmos no que queremos, investirmos, e dedicarmo-nos ao trabalho, sempre com os pés assentes na terra.

JP: Um ano depois, acredita que é possível aprender mais e abraça um novo desafio…

BC: Sim, depois de um ano na Rietveld percebi que ia aprender mais se me propusesse fazer um estágio com um artista que admirasse. Fiz algumas pesquisas e enviei um ‘email’ a Lucy McRae, que me recebeu calorosamente.

JP: Foi neste período que esteve envolvida num projeto, onde de algum modo trabalha para a cantora Lady Gaga?

BC: Sim, durante o estágio houve um contacto da Lady Gaga com a Lucy McRae, no sentido de produzirmos as peças para a capa do álbum “Born this Way”. No final, acabou por não usar as peças criadas, mas valeu pela experiência. O estágio, não sendo remunerado, foi apenas de três meses. Mas foi o suficiente para aprender a gerir a criatividade e a lutar pelo que acreditava.

Entrevista na íntegra na JoiaPro 49

18 Julho 2012
Entrevistas

Notícias relacionadas

Carlos Caria em entrevista

No final do seu quinto mandato como presidente da Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria (APIO), Carlos Caria manifesta esperança de que as novas gerações ligadas ao setor da joalharia o projetem nos trilhos da inovação e prestígio no estrangeiro.

Ler mais 20 Março 2020
Entrevistas