Evolução a 3-D

Imagem da notícia: Evolução a 3-D

José Carlos, fundador da empresa José Carlos & Filhas, Lda, começou por tirar um curso de joalharia em França, há cerca de 23 anos. De regresso a Portugal, trabalhou na Garcia Joalheiro durante oito anos, altura em que se afastou para criar o projecto que mantém até à data. Tornar-se fabricante constitui um “sonho” e hoje lidera uma equipa de cerca de 30 elementos. Neste crescimento, a visão para as novas tecnologias foi preponderante. “O futuro passa pela alta qualidade, potenciada pelas novas tecnologias e inovações”, afima José Carlos.

Recentemente, a nova Solidscape T76+ revolucionou todo o trabalho na firma. Nesta máquina de prototipagem, o cliente apenas traz um esboço manual da peça. A partir daí o processo passa para a José Carlos & Filhas, com a criação de um modelo 3-D para esse desenho. Após a aprovação do cliente, o modelo criado em três dimensões segue para a Solidscape T76+, onde irá ganhar a sua primeira forma. Este trabalho de prototipagem, com a construção do modelo em cêra, atinge um nível de precisão muito elevado, poupando tempo em todas as restantes fases de execução. “Graças a esta máquina damos resposta a clientes que antes se revelavam inatingíveis. Não podia estar mais satisfeito”, conclui José Carlos.

9 de Junho, 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

A importância de poupar com o produto certo

Quando o assunto é a nossa reforma convém darmos passos seguros e ouvirmos conselhos de um especialista em soluções de poupança. José Carlos Sousa fala-nos assim do seguro Vida Inteira e respetivas vantagens.

Ler mais 19 de Janeiro, 2024
Entrevistas

“Temos de ser diferenciadores naquilo que vendemos”

Quem o diz é Madalena Bravo, responsável pela Finogold, empresa criada em Gondomar há quase 100 anos. Numa breve conversa com a JoiaPro fala sobre os produtos que a empresa disponibiliza, frisando que têm “coleções para todos os gostos”. A responsável pela empresa portuense destaca ainda que na ourivesaria é necessário estar atento aos detalhes e às montras de loja que “são o cartão de visita” para os clientes.

Ler mais 4 de Janeiro, 2024
Entrevistas

“A filigrana é a nossa grande paixão”

Numa vila em que a arte da filigrana se confunde com a sua própria existência, Inês Barbosa construiu a sua história por entre as memórias da oficina do pai. Hoje, as filhas acompanham o legado de uma marca que floresceu no Minho e que se projeta para o mundo. A filigrana, o design, a tradição e as novas gerações fazem parte do “cunho pessoal” que Inês Barbosa introduz em todas as suas criações.

Ler mais 13 de Dezembro, 2023
Entrevistas