Evolução a 3-D

Imagem da notícia: Evolução a 3-D

José Carlos, fundador da empresa José Carlos & Filhas, Lda, começou por tirar um curso de joalharia em França, há cerca de 23 anos. De regresso a Portugal, trabalhou na Garcia Joalheiro durante oito anos, altura em que se afastou para criar o projecto que mantém até à data. Tornar-se fabricante constitui um “sonho” e hoje lidera uma equipa de cerca de 30 elementos. Neste crescimento, a visão para as novas tecnologias foi preponderante. “O futuro passa pela alta qualidade, potenciada pelas novas tecnologias e inovações”, afima José Carlos.

Recentemente, a nova Solidscape T76+ revolucionou todo o trabalho na firma. Nesta máquina de prototipagem, o cliente apenas traz um esboço manual da peça. A partir daí o processo passa para a José Carlos & Filhas, com a criação de um modelo 3-D para esse desenho. Após a aprovação do cliente, o modelo criado em três dimensões segue para a Solidscape T76+, onde irá ganhar a sua primeira forma. Este trabalho de prototipagem, com a construção do modelo em cêra, atinge um nível de precisão muito elevado, poupando tempo em todas as restantes fases de execução. “Graças a esta máquina damos resposta a clientes que antes se revelavam inatingíveis. Não podia estar mais satisfeito”, conclui José Carlos.

9 Junho 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“A joalharia só pode ser feita com amor”

Quem o diz é José João Vilares, um eterno apaixonado pela ourivesaria e fundador da escola de joalharia contemporânea Engenho & Arte, sediada no Porto. Numa conversa intimista, o responsável revelou-nos que este projeto nasceu do sonho de impulsionar a joalharia contemporânea, preservando sempre as técnicas mais ancestrais desta arte.

Ler mais 7 Outubro 2020
EntrevistasJoalharia e ourivesaria