Evolução a 3-D

Imagem da notícia: Evolução a 3-D

José Carlos, fundador da empresa José Carlos & Filhas, Lda, começou por tirar um curso de joalharia em França, há cerca de 23 anos. De regresso a Portugal, trabalhou na Garcia Joalheiro durante oito anos, altura em que se afastou para criar o projecto que mantém até à data. Tornar-se fabricante constitui um “sonho” e hoje lidera uma equipa de cerca de 30 elementos. Neste crescimento, a visão para as novas tecnologias foi preponderante. “O futuro passa pela alta qualidade, potenciada pelas novas tecnologias e inovações”, afima José Carlos.

Recentemente, a nova Solidscape T76+ revolucionou todo o trabalho na firma. Nesta máquina de prototipagem, o cliente apenas traz um esboço manual da peça. A partir daí o processo passa para a José Carlos & Filhas, com a criação de um modelo 3-D para esse desenho. Após a aprovação do cliente, o modelo criado em três dimensões segue para a Solidscape T76+, onde irá ganhar a sua primeira forma. Este trabalho de prototipagem, com a construção do modelo em cêra, atinge um nível de precisão muito elevado, poupando tempo em todas as restantes fases de execução. “Graças a esta máquina damos resposta a clientes que antes se revelavam inatingíveis. Não podia estar mais satisfeito”, conclui José Carlos.

9 de Junho, 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“O meu pai foi o nosso mestre em tudo”

Depois de uma adolescência ligada à relojoaria e de ter estudado a arte do ofício, Luís Chaves funda, no dia 23 de junho de 1963, a Ourivesaria Chaves, que se viria a tornar numa das casas de comércio mais antigas da cidade de Peniche. Falámos com São Chaves, filha do fundador e atual responsável pela ourivesaria - juntamente com a irmã Nela, para sabermos mais sobre estes 60 anos de história. 

Ler mais 21 de Setembro, 2023
Entrevistas

“O nosso país vai ser sempre a nossa prioridade”

Estas são as palavras de Maria Marinho, atual responsável pela António Marinho, empresa criada em 1996, pelas mãos do pai. Maria Marinho refere que o mercado português tem força, “mas está a passar um período de incertezas”. No entanto, acrescenta “não nos vamos deixar desencorajar”.

Ler mais 7 de Agosto, 2023
Entrevistas

“Our country will always be our top priority”

These are the words of Maria Marinho, the current manager of António Marinho, a company founded by her Father, in 1996. Maria Marinho comments that the Portuguese market is strong, "but it is undergoing a period of uncertainty".However, she adds, "we are not going to let ourselves be discouraged".

Ler mais 4 de Agosto, 2023
Entrevistas